23 de janeiro de 2015

As oportunidades de mercado e a geração de soluções nas empresas inteligentes e com visão em Marketing

A inteligência faz com que um problema seja visto como uma oportunidade de se oferecer uma solução, fato que não ocorre corriqueiramente nos mercados medíocres abarrotados de mesmice e onde o mérito do reconhecimento é taxado como um crime a ser banido, o que faz com que a mediocridade domine o cenário e faça da estagnação o ápice em todos os níveis.
Criar uma solução é inviável àqueles que sequer reconhecem a infinidade de oportunidades de um mercado, ainda mais quando se deixam aprisionar por falácias que criam limitações desnecessárias e abrem caminho para atos ilícitos.
Desta maneira os mercados medíocres são apenas reprodutores do que já existe e nada fazem para dar um único passo adiante, preferindo se apegar a corrupção para a manutenção do status quo do que fazer por merecer o reconhecimento por uma solução, impregnando o local com ações obsoletas e que preservam o nível mais baixo para não ter que melhorar.
E enquanto isso ocorre há um seleto grupo de pessoas que optam pelas dificuldades do aprendizado que gera a oportunidade de se oferecer uma solução, aprendendo e absorvendo os mais variados conhecimentos e conectando-os de tal maneira que os produtos e serviços resultantes das ideias geradas abrem novos caminhos para outras soluções a se oferecer, deixando evidente que o consumidor satisfeito faz muito mais sentido do que a mera troca do dinheiro por algo que o seu concorrente também tem.
Obviamente esta visão é ampliada ainda mais quando os colaboradores compreendem o que uma oportunidade é e como criar soluções não é um passe de mágica, levando-se em conta todo o histórico individual de cada pessoa e unindo-o com as experiências, suas e dos demais, conectadas de forma a gerar uma chance de se satisfazer um cliente, a começar pelos próprios colaboradores que passam a contribuir mais ativamente para o desenvolvimento de novas soluções que abrem mentes e viram referenciais de excelência e aprendizado para todos.
Por isso cada barreira é um incentivo na construção de uma solução, especialmente quando seus colaboradores estão alinhados sob uma visão que contempla a visão individual e une as pessoas para reduzir ao máximo cada ponto fraco de um produto ou serviço que chega ao consumidor.
E quando todas as áreas trabalham de forma integrada há um desenvolvimento que busca a diferenciação da concorrência, fazendo valer a atenção dada pelos clientes e tornando a troca de informações, interna e com os consumidores, muito mais efetiva e aplicável na oferta de soluções para o mercado global.