2 de fevereiro de 2015

A concorrência inteligente e o aprendizado organizacional em Marketing

Concorrentes são vitais para a evolução dos mercados, bem como de suas respectivas empresas e colaboradores, criando um movimento que gera a criação de soluções cada vez mais aplicáveis no quotidiano de seus clientes, abrindo novas oportunidades de mercado, local e global, elevando os níveis de excelência e conectando os mais diversos conhecimentos na concepção de ideias que resultam em produtos e serviços inteligentes.
Ter concorrentes é um benefício para as empresas inteligentes, pois quando há mais de uma visão dentro de um mercado para se criar e construir os produtos e serviços o consumidor também é atendido de forma cada vez melhor, saindo da esfera de inimigo da empresa para atuar em parceria com ela.
Nesta visão vil, de que o cliente é o inimigo a ser derrotado, há um processo que visa transformar pessoas em coisas, o que também as obriga a serem idênticas em todos os sentidos, principalmente quanto às escolhas que devem fazer e àquilo que são, não passando de meros números que por coincidência possuem uma soma monetária que pode ser trocada pelos produtos e serviços medíocres destas organizações.
E enquanto isso ocorre existe um grupo de empresas que opta pela visão de que o número maior de concorrentes oferece aprendizados mais amplos, do mesmo jeito com que outros conhecimentos são unidos e também produzidos, transformando a empresa e retirando-a do status de mera reprodutora da mesmice que não atende aos clientes e é recheada de amarras para aprisionar o consumidor no que definem ser a fidelização.
Com este modelo diferente, e inteligente, as empresas que sabem apreciar a presença de concorrentes ganham a oportunidade de inovar com maior frequência, abrindo espaço para que seus colaboradores, que são indivíduos e não meros recursos humanos, façam valer seus conhecimentos e experiências para desenvolver soluções para a contemporaneidade em que se encontram, satisfazendo clientes ao mesmo tempo em que se permitem relacionar de maneira inteligente.
Também é possível perceber que as empresas mais abertas a aprender, consigo mesmas, com seus concorrentes, colaboradores e clientes, encontram as melhores oportunidades do mercado, pois estão atentas ao se utilizarem das muitas visões contidas no mercado em si, além de viabilizar estudos e pesquisas realmente produtivas e atualizadas.
Cada concorrente é um aprendiz e mestre em potencial, mas as empresas inteligentes assim as enxergam por ter a noção de que a evolução do mercado é inevitável, pois os consumidores não são reféns, tampouco os colaboradores são recursos, deixando claro que cada indivíduo não é uma coisa descartável como a maioria das empresas, através dos funcionários medíocres, acham e propagam falaciosamente todos os dias.