4 de fevereiro de 2015

A geração de soluções nas empresas inteligentes em Marketing

Ideias geram soluções através da conexão entre diferentes conhecimentos que renovam, inovam e aproveitam as oportunidades de mercado para dar um passo adiante, preferindo conhecer mais profundamente todas as variáveis envolvidas em cada produto ou serviço.
Existem achismos que barram o crescimento de uma empresa ao colocar mais obstáculos nos locais indevidos, recriando um discurso vazio e repetitivo que impede o desenvolvimento de soluções, pois algumas mentes medíocres acham que ninguém mais está apto a oferecer uma solução.
Isto ocorre com maior impacto nos mercados medíocres e irrelevantes para o mercado global, pois as próprias pessoas daquela localidade são adestradas de tal maneira que já não conseguem mais pensar, abrindo mão das escolhas que geram ideias para reproduzir a mediocridade por tempo indeterminado.
Com isso o mercado fica muito mais vulnerável e as empresas param no tempo, virando linhas de reprodução daquilo que não é interessante ou útil, mas que sobrevive por um período maior quando os achismos são mais importantes do que as ideias e pensamentos que saem da linha comum.
Obviamente o interesse destes mercados medíocres é tornar tudo comum, achando que pessoas são coisas e que não devem pensar por si próprias, tendo que ser adestradas para não oferecer uma solução para uma oportunidade de mercado que se apresenta como um problema.
Mas do outro lado estão mercados, empresas e pessoas que pensam, que buscam reduzir ao máximo os erros e fazer com que o consumidor fique satisfeito ao estar em contato com a empresa, seja para retirar uma simples dúvida, seja para adquirir seus produtos ou serviços e até mesmo quando as pesquisas são realizadas, incluindo o cliente na concepção do produto ou serviço e até expandindo as ideias a um nível relevante e aplicável no mundo real.
Também é necessário observar que existem mais pessoas interessadas em atrapalhar qualquer processo do que auxiliar no conhecimento mais profundo e amplo de uma ideia, já colocada em ação ou não, pois há uma linha de achismos que visa destruir o que o outro cria a todo custo e sem qualquer fundamentação lógica.
Desta maneira as ideias acabam se perdendo mais facilmente, chegando-se ao cúmulo de as pessoas as esconderem e até mesmo esquecê-las para evitar que outra pessoa faça de tudo para destruí-la de forma propositada só por ter a incapacidade de aceitar que ainda existem pessoas que pensam e geram soluções, mesmo quando estas ideias carecem de ajustes e aparas em arestas, algo natural e inerente a todas as ideias, fato bem diferente do achismo tão comum da atualidade e que representa o ódio pelo outro.
Outro ponto relevante é a capacidade com que as pessoas inteligentes interagem para melhorar uma ideia dentro das empresas inteligentes, passando a maior parte do tempo usando todo o conhecimento disponível para oferecer soluções interessantes e relevantes na contemporaneidade, sem os adestramentos tão comuns dos mercados irrelevantes e até mesmo dos processos seletivos para micos amestrados corriqueiros e que só trazem para as empresas mais do mesmo.