17 de março de 2015

A soma dos aprendizados, oportunidades de mercado e a visão inteligente em Marketing

Aprender é a tarefa mais difícil àquele que não sabe pensar, principalmente quando o quotidiano organizacional não é compreendido e tampouco há a capacidade de lidar com ideias viáveis diferentes, criando empresas que acham que pessoas são recursos e que elas são apenas funcionais dentro do estado estagnado e medíocre que assola mercados.
Todo aprendizado é viável dentro dos mercados inteligentes, pois cada referência conhecida reduz as possibilidades de fracassos, mas mesmo assim existem mercados que vão na direção oposta e ficam para trás por não contar com uma variedade suficiente de organizações capazes de melhorar o que fazem.
Como é de praxe nestes mercados medíocres o culpado é sempre o outro que tenta aprender, desenvolvendo-se de forma independente em todos os sentidos, buscando aprimorar suas ideias e conectando-se a um universo maior de pessoas que estão dispostas a fazer o melhor.
Obviamente os mercados medíocres ficam cada vez mais atrasados pela incompetência maciça e tratada como o melhor que se pode alcançar, comprovando que nestes casos as pessoas não são mais do que recursos e que devem ser adestradas para não se diferenciar, enquanto que nos mercados inteligentes a opção é totalmente oposta e cada colaborador compreende perfeitamente o que faz e como suas ações estão ligadas, direta e indiretamente, com as dos demais colaboradores.
Também é possível verificar que em mercados inteligentes há uma distribuição de informações relevantes num volume elevado, pois os cenários que as empresas, colaboradores, clientes e concorrentes são reais e dão às ofertas e demandas as oportunidades que lhes cabem.
Logicamente poucas mentes conseguirão compreender como as tarefas individuais estão ligadas às demais no mercado global, pois a visão míope acompanhada de cabresto faz com que não existam oportunidades, tampouco há espaço para melhorar o que se faz hoje, deixando-se de aproveitar do conhecimento disponível que pode ser filtrado de maneira inteligente e viável para qualquer organização, do mesmo jeito que o seu cliente o faz quando busca um produto ou serviço.
Mesmo assim ainda há o discurso falacioso de que os riscos são grandes demais para se tentar algo diferenciado, e isto só comprova a limitação plena impregnada em mercados medíocres e que não trabalham com ideias, mas apenas com a reprodução da mesmice que torna todo o conjunto do mercado irrelevante diante do mercado global.
Oportunidades existem para todos os que estão aptos a compreender como o conhecimento pode ser aplicado em soluções inteligentes, levando-as ou não até o consumidor final, conhecendo as viabilidades que são inseparáveis das ideias e as tornam passíveis de melhorias de maneira contínua.