29 de abril de 2015

A competência na diferenciação da oferta de produtos e serviços em Marketing

A competência das empresas faz com que o reconhecimento seja direcionado àqueles que oferecem as melhores soluções aos consumidores, independentemente do local em que se encontrem.
Ideias diferenciadas são aproveitadas diariamente para gerar soluções melhores dentro das empresas, e assim levar aos seus clientes o que há de melhor, mas muitas empresas vão no caminho oposto e engessam toda a sua produção, desde a geração de ideias, troca de informações até o produzir em si, inviabilizando as oportunidades de se diferenciar e tomar para si as responsabilidades de suas escolhas.
Como este é um ponto comum dentro dos mercados medíocres é fácil compreender como as poucas empresas que se diferenciam passam a oferecer produtos e serviços distintos a seus clientes e são atacados pelos incompetentes diariamente.
Por isso a incompetência cria burocracias burras para se manter ativa perpetuamente, como se houvesse apenas uma forma de oferecer uma solução ao consumidor, mas que nos mercados inteligentes há a prova concreta de que a diversidade de soluções sempre vai ao encontro dos desejos de cada consumidor.
Além disso é possível visualizar que os incompetentes se multiplicam mais rapidamente nos mercados medíocres, e com isso o mercado local perde a produtividade de forma generalizada, passando a não poder competir com as empresas responsáveis e adeptas do uso do conhecimento para produzir uma solução.
Também é interessante observar que os incompetentes sempre buscam destruir as criações alheias de todas as maneiras possíveis, e com isso atrasam cada vez mais a possibilidade de uma ideia se transformar num produto ou serviço disponível para os consumidores, ainda mais contando com as amarras das burocracias burras que dominam as mentes adestradas dos que se interessam exclusivamente em atrapalhar o outro ao invés de trabalhar.
E isto leva à defasagem cada vez maior em todas as áreas, e as poucas empresas que optam por fazer diferente são tratadas como criminosas, quando na verdade elas buscam assumir suas responsabilidades e fazer por merecer o reconhecimento de um trabalho feito de forma competente e que pode ser melhorado continuamente.
A maior competência das empresas inteligentes é não parar no tempo e estar viva no tempo contemporâneo em que seus clientes desejam adquirir seus produtos e serviços, transformando o relacionamento com as pessoas, informações, ideias e concorrentes numa linha de oportunidades que devem ou não ser trazidas para dentro das organizações, demonstrando que elas sabem o que podem e o que não podem entregar para o mercado.