22 de junho de 2015

O aproveitamento das informações e a oferta de soluções em Marketing

Conectar informações para transformá-las em soluções é uma ação rara dentro das empresas, pois muitas delas estão preocupadas com as ações de seus concorrentes em um nível tão elevado que deixam de fazer o que devem para apenas manter suas atividades funcionando para seguir os passos das outras organizações.
Para muitas empresas há uma árdua tarefa no uso das informações com a finalidade de utilizá-las para melhorar tudo o que produzem, pois estas organizações não contam com colaboradores aptos a lidar com o conhecimento já existente, muito menos com uma capacidade de compreender uma oportunidade que se apresenta e propor uma solução.
Isto é muito comum dentro dos mercados medíocres e que são meros produtores de commodities, não investindo na geração de valor por não poder contar com colaboradores preparados e que consigam sair da mera reprodução de ações, incluindo-se também o pensar que cada vez fica mais escasso.
Por isso há um eterno processo reprodutivo da mesmice, as pessoas passam a ser adestradas para executar uma tarefa perpetuamente, sem importar o ponto em que esta tarefa esteja, deixando evidente que não há a compreensão da existência de outros passos e que há interferência direta do desempenho de um naquilo que o outro produz.
E então as empresas viram amontoados de caixas que não se comunicam, então é fácil perceber a razão pela qual o desenvolvimento de soluções é cada vez menor, pois o importante é apenas apertar o botão ou parafuso correto, sem saber a razão pela qual se faz isso.
Mas do outro lado ficam as empresas que preferem contar com ideias que geram soluções, atraindo para seus ambientes os colaboradores preparados para sair do comum e levar aos consumidores mais do que um produto ou serviço, colocando à disposição da organização como um todo tudo o que já possuem de conhecimento aplicável no mundo real, trazendo para a empresa as oportunidades que abrirão novas opções no futuro sem precisar abandonar seus clientes.
Obviamente a comunicação também se faz presente em um nível produtivo muito mais elevado, aproveitando-se de uma visão que não busca oferecer o que o cliente não deseja, mas aquilo que aproxima o consumidor e a organização através de colaboradores que entendem o mundo real contemporâneo sem apagar o passado ou eliminar o futuro.