24 de junho de 2015

O conhecimento e as referências na geração de soluções das empresas inteligentes em Marketing

A falta de conhecimento elevada faz com que as mentes medíocres separem teoria e prática, pois são incapazes de compreender que ambas representam a mesma ação, o que faz com que todo o mercado fique à mercê da incompetência e dos famigerados jeitinhos que geram situações sem solução efetiva.
Para muitas mentes medíocres há a separação real de teoria e prática, por isso muitos mercados são assolados pelas empresas incompetentes e que pararam no tempo.
Isto também faz com que o adestramento dos funcionários seja a constante, impedindo-os de pensar, pois são programados para realizar a mesma tarefa perpetuamente, criando um abismo entre as organizações que pensam e as que apenas reproduzem as mesmas coisas.
Por isso o mercado acaba estático e frágil, pois as empresas, que são formadas pelas pessoas que preferem não pensar, criam âncoras que as impedem de aproveitar as oportunidades que são os problemas, ainda mais quando elas próprias não sabem que todo problema tem solução e por isso é uma oportunidade.
Obviamente o adestramento disseminado infecta mercados irrelevantes, ainda mais quando as pessoas funcionam sem saber a razão pelo qual o fazem, e isto é muito comum em mercados onde o conhecimento é tratado com desdém e afastado do mundo fictício criado pelas organizações incompetentes e que se julgam eternas.
Com isso é possível observar e confirmar que praticamente tudo o que é produzido nos mercados irrelevantes é passageiro, fruto de um modismo que as empresas tentam perpetuar e sequer sabem o porque começaram a oferecer determinado produto ou serviço.
Também é necessário olhar para as poucas empresas que preferiram trabalhar com problemas do que meramente reproduzir o que já existe, deixando que o conhecimento as leve a um nível mais elevado e que esteja na mesma contemporaneidade de seus clientes, algo que exige mais do que o fazer.
Outro fator relevante é a capacidade com que estas empresas abandonam os adestramentos, que nas empresas medíocres são chamados erroneamente de treinamentos, com a finalidade de aproveitar o conhecimento e a criatividade para oferecer soluções reais, trabalhando em um mercado que existe e sem abandonar o aprendizado que as trouxeram até o presente.
Mas também é interessante constatar que a maioria das empresas prefere a formatação em detrimento à formação, criando um vazio no mercado ao não aproveitar as oportunidades para aprender e fazer diferente, mesmo quando competem com concorrentes bem preparados, e é este o tipo ideal de concorrência, pois aprender com o melhor é muito mais interessante do que olhar para uma empresa de mesmo nível, mas a mediocridade de certos mercados faz o inverso, tratando o competente como inimigo a ser eliminado e pregando que a incompetência é o auge que deve ser perpetuado, da mesma forma com que tratam teorias e práticas quotidianamente.