16 de julho de 2015

O posicionamento diferenciado das empresas e a geração de soluções inteligentes para o consumidor em Marketing

Quando a ignorância domina a cultura organizacional as áreas não se comunicam, tampouco aceitam que as outras áreas sejam parte de uma mesma organização, vendo-as como inimigos sob o mesmo teto, deixando evidente que o primeiro passo a ser dado é a destruição daquele que, dentro da mente medíocre, atrapalha a empresa.
Em certos mercados a incompetência é tratada como o ápice de desenvolvimento e aplicação do conhecimento na elaboração de produtos e serviços, apegando-se às falácias mais tacanhas e recheadas pela incapacidade de aceitar que os indivíduos podem ter ideias inteligentes que geram soluções interessantes para seus clientes, criando barreiras com a finalidade de impedir que alguém pense.
Esta ação é muito comum nos mercados em que o interesse dominante é o de manter apenas a produção de matéria-prima, e então estas commodities servem como o cabresto para impedir o desenvolvimento de ideias, inviabilizando toda e qualquer solução que vise criar produtos e serviços relevantes e que possam ser exportados e gerem novas oportunidades de desenvolvimento para o mercado.
Com isso as empresas que se diferenciam são tratadas como inimigas a serem abatidas o mais rapidamente possível, por isso existem tantas ações colocadas em prática para prejudicar quem busca a diferenciação, pois cada indivíduo é criativo e pode contribuir para que inúmeras soluções sejam levadas aos consumidores, mas o caminho adotado pelos adestrados é o oposto, pois se o vizinho cria uma empresa passa a ser visto como o inimigo a ser aniquilado.
Por isso é fácil identificar o que faz com que um mercado não evolua, pois a mentalidade atrasada faz com que as pessoas deixem de ser indivíduos únicos para se tornarem peças manipuláveis que se multiplicam por não precisarem pensar, como se fossem máquinas que apenas são ligadas e quando não mais interessam são jogadas fora.
Mas também é possível constatar que muitas das pessoas adestradas não conseguem aceitar que podem pensar e usar suas criatividades e habilidades individuais para oferecer aos consumidores mais do que a mera troca de um produto ou serviço por dinheiro, pois estas pessoas se apegam às ações que visam tolher as liberdades das pessoas para que não tenham que trabalhar e fazer por merecer o reconhecimento e os créditos de algo bem feito e que encanta o consumidor.
Mercados oferecem inúmeras oportunidades diárias àqueles que conseguem pensar e gerar uma solução inteligente para seus consumidores, algo raro e que é visto como crime nos mercados medíocres dominados pelos adestramento de pessoas e que não aceitam a individualidade criativa que oferece aos clientes produtos e serviços cada vez melhores e conectados à contemporaneidade que aproveita as lições e conhecimentos do passado para dar uma oportunidade ao futuro.