20 de agosto de 2015

A cultura e o desenvolvimento de soluções na melhoria organizacional em Marketing

Quando a cultura organizacional e a de seus colaboradores é a mesma há o desenvolvimento de soluções contínuo, abrindo espaço para que a troca de informações e conhecimentos entre áreas e pessoas promova a inovação e a manutenção da contemporaneidade da organização para com seus clientes, deixando o relacionamento apto a lidar com a excelência e voltado a produzir os melhores produtos e serviços.
Empresas que geram soluções possuem melhores resultados como consequência de suas ações devidamente estruturadas e voltadas a oferecer aos seus clientes muito mais do que meros produtos ou serviços.
Obviamente os mercados são infectados por organizações avessas à geração de soluções, como também abominam a meritocracia daqueles que trabalham para melhorar, criando âncoras para justificar a incompetência auto imposta e que privilegia o foco de destruição do inimigo, o que não inclui apenas os concorrentes, mas os próprios colaboradores e clientes destas empresas.
Por isso é fácil perceber como as melhores empresas agem, preferindo assumir suas responsabilidades e buscar novas formas para levar aos seus clientes produtos e serviços diferenciados e aptos a lhes proporcionar as melhores experiências.
Desta forma a atenção dos clientes se destina a quem se relaciona perfeitamente, algo que pode ser tratado como um diferencial nos mercados medíocres, mas que é o mínimo a se exigir, pois uma empresa não é uma mera reprodutora de produtos ou serviços, ela é parte de um mercado e pode oferecer soluções ao fazer o melhor uso das informações cabíveis e aplicáveis para o desenvolvimento da própria empresa, de seus colaboradores e do mercado.
Só que as empresas medíocres optam por não se esforçar, por isso adotam a rotatividade de colaboradores e clientes como prática natural, pois para estas organizações as pessoas são apenas peças a serem usadas e depois jogadas fora, algo que é corriqueiro e habitual em mercados que desdenham do conhecimento e nada têm a oferecer, salvo exceções das poucas organizações que buscam melhorar continuamente e sofrem com ações vis que as tentam eliminar a todo custo.
E então as empresas medíocres deixam muito espaço para as organizações inteligentes, pois as segundas optam por ter uma razão bem definida para manter suas atividades em qualquer mercado, além de oferecer soluções ao invés de empurrar qualquer coisa para o consumidor, como é de praxe nas empresas que nada desenvolvem e ainda se esforçam para impedir que o mercado evolua por acharem que a mediocridade é o nível máximo que pode ser alcançado, algo desmentido por aqueles que trabalham de verdade e se esforçam para fazer o melhor a cada dia.