16 de setembro de 2015

O inovar, diferenciar e aprender contínuo das empresas em Marketing

Quando uma empresa não sabe o que faz passa a viver à sombra da concorrência ao copiar toda e qualquer ação para tentar sobreviver naquele mercado, sem levar em conta que todas as organizações, sem exceção, são diferentes entre si em sua cultura, uso de informações, aplicação do conhecimento, relacionamento interno etc..
Nenhuma empresa deve nascer para viver à sombra dos concorrentes, mas diariamente surgem organizações que se sujeitam a viver de tal forma, como meras cópias simplórias que fornecem produtos ou serviços que não se diferenciam verdadeiramente.
Da mesma forma é possível olhar para o lado contrário e encontrar empresas que nascem e sabem que são diferentes, o que as torna aptas a manter suas atividades durante a contemporaneidade que compartilham com seus colaboradores e clientes, inovando internamente ao não se permitirem parar no tempo porque em algum momento foram referências de um mercado.
Também é necessário olhar como estas empresas não nascem por se basear naquilo que já existe, preferindo buscar a produção do diferente para atender aos desejos dos clientes que ainda não encontraram uma organização que os atenda, demonstrando uma percepção muito mais ampla daquilo que forma uma empresa.
E estas organizações também preferem a vanguarda do mercado ao trazer para dentro de seus ambientes muito mais do que dados e informações, optando pelo aprendizado, conhecimento e relacionamento produtivo com o cliente através de colaboradores bem preparados e conscientes de suas ações, pois em dado momento estes mesmos colaboradores também são clientes e conseguem compreender a diferença que existe entre oferecer o melhor ou meramente estar diante do consumidor.
Mas este nível só é alcançado quando as pessoas estão preparadas para lidar com pessoas, algo que pode parecer simples, e o é, mas que custa muito a ser compreendido dentro das empresas medíocres de colaboradores de mesmo nível, pois ali o importante é o próximo cliente, tratado como alvo a ser abatido, e não aquele que há pouco se deslocou até a empresa para adquirir um de seus produtos ou serviços.
Outro ponto relevante é a forma como as empresas inovadoras preferem aprender com seus concorrentes ao invés de tratá-los como inimigos mortais, pois assim podem ter mais a oferecer aos seus clientes e também acabam por se tornar mais uma referência no mercado ao serem diferentes das demais, não porque simplesmente são, mas porque escolheram ser.