26 de outubro de 2015

A contemporaneidade das ações das empresas inteligentes em Marketing

Empresas que não conhecem a si mesmas não podem oferecer ao mercado soluções úteis, ancoradas na mesmice e desejando um protecionismo descabido que prejudica àqueles que buscam aprender continuamente e mantém com seus clientes um relacionamento que gera conhecimento aplicável ao invés de informações que superlotam bancos de dados e jamais são utilizadas.
Diferenciação e inovação podem caminhar lado a lado quando as empresas são inteligentes e conseguem fazer uso do conhecimento para gerar soluções, algo que não existe dentro de empresas medíocres que apenas reproduzem as mesmas ações infinitamente e ainda esperam por resultados que não ocorrem.
Por isso as empresas medíocres surgem em grande quantidade nos mercados, mas apenas quando o mercado é adepto de práticas corruptas é que elas conseguem viver por mais tempo, abrindo mão da excelência e dos melhores produtos e serviços para ter uma coisa qualquer, pois os mercados medíocres não possuem capacidade para entender o que é uma solução ou apenas mais uma situação em que nenhuma outra ação trará resultado positivo.
E é assim que muitos mercados acabam se tornando apenas fornecedores de matéria-prima, deixando para os mercados, e suas respectivas empresas, competentes a geração de valor nos produtos e serviços, pois o mercado medíocre sequer tenta melhorar para levar a outros mercados produtos e serviços diferenciados, já que vive copiando o que é ultrapassado e já não faz sentido no mundo real.
Mas enquanto a mediocridade permanece inalterada em certos mercados há aqueles que optam pelo desenvolvimento contínuo e buscam transformar informações em conhecimentos aplicáveis em sua contemporaneidade, algo que é incompreensível àqueles que não se julgam capazes de criar uma solução por terem se deixado adestrar para se encaixar sob um perfil imutável utilizado nas empresas medíocres e que não sabem desenvolver soluções genuínas para consumidores inteligentes.
Só que o mercado global permite que as melhores empresas levem seus produtos ou serviços ao cliente que os deseja, e é por isso que as informações são tratadas como oportunidades de se melhorar o que a empresa produz, quando esta é inteligente e se faz valer do aprendizado contínuo para manter suas atividades na contemporaneidade em que são importantes e permitem que novas oportunidades seja aproveitadas de maneira plena.