11 de maio de 2015

A visão e a contemporaneidade das ações organizacionais em Marketing

Uma empresa que se mantém contemporânea consegue manter o relacionamento com o consumidor vivo e leva ao mercado produtos e serviços relevantes, adaptando-se efetivamente ao mercado global que oferece oportunidades àqueles que aprendem com o passado e fazem no presente a base para chegar ao futuro.
Toda empresa que se desconecta da realidade abandona estudos, pesquisas, conhecimentos, interações com os clientes etc., para tornar o achismo e a incompetência como regras de suas ações em todos os sentidos, principalmente quando o consumidor é visto exclusivamente como uma fonte de dinheiro.
Obviamente poucas empresas conseguem se manter vivas, enquanto que as organizações medíocres sobrevivem e criam amarras para manter seus clientes, pois não conseguem enxergar as oportunidades que estão um pouco além do hoje.
Por isso é fácil verificar a insatisfação dos consumidores nos mercados medíocres, onde as supostas empresas apenas reproduzem o que já não faz mais sentido e ainda tratam as ações para ludibriar clientes como prática comum, culpando quem se diferencia e exigindo sempre que aqueles que trabalham sejam eliminados do mercado.
Desta maneira o adestramento dos funcionários é apenas mais uma ação vil colocada como natural, optando sempre por pessoas que foram manipuladas para abandonar suas ideias, as trocas de conhecimento e experiências com as demais com a finalidade de repetir a falácia de que os seres humanos não podem pensar, ter vontades ou desejos individuais.
E esta ação gera a estagnação desejada pelos incompetentes, levando ao mercado o que há de pior, ainda influenciada pela cultura em que o outro é o culpado em todas as ocasiões em que a escolha do indivíduo não resulta naquilo que se esperou, pois a escolha era baseada exclusivamente num achismo repetido à exaustão e que não funciona por partir de premissas falhas e deturpadas.
Também é necessário observar que a falta de um preparo das pessoas facilita as ações de manipulação e adestramento, colocando em risco não apenas uma empresa, mas todo o mercado, já que não há uma evolução e inovação, deixando-se aplicar apenas a reprodução perpétua da mediocridade.
Mas mesmo assim ainda existem empresas que preferem o desafio da geração de ideias para se aproveitar realmente as oportunidades, buscando no relacionamento interno de suas áreas a base para a relação disponibilizada a seus clientes, ampliando a visão organizacional e mantendo suas ações no presente sem que abandonem a excelência demonstrada no passado e possam contar com a inovação levada ao mercado e seus clientes na contemporaneidade.