2 de maio de 2016

O relacionamento individualizado e a comunicação das empresas com seus clientes em Marketing

A diversidade de ferramentas para a comunicação com o consumidor podem agilizar o contato da sua empresa com o cliente, mas de nada servem se a mensagem contida não possuir os elementos que vão ao encontro dos desejos dos consumidores.
Enviar mensagens para consumidores é uma ação comum a todas as empresas do mercado global, mas muitas delas se deixam levar pelos excessos e não se permitem observar atentamente se os seus clientes irão receber a mensagem, colocando todo o esforço de comunicação das empresas em xeque.
Por isso é importante saber quem é o seu cliente antes de produzir uma comunicação que não gerará retorno, algo comum e que ainda conta com empresas que optam por ações que empregam mídias que não ultrapassam 3% de retorno real.
Além disso é preciso que a empresa entenda que o surgimento de novas ferramentas nem sempre é a regra a ser seguida, pois a inovação no relacionamento com o consumidor sempre requer mais do que uma simples ferramenta.
Desta maneira as empresas precisam entender que cada consumidor ainda exige um relacionamento diferenciado, único e destinado a ele, mesmo quando muitas das ações podem ter uma padronização, mas não uma mecanização onde todas as pessoas são meras figuras identicamente copiadas umas das outras e que não saem do comum.
Com isso o discurso das mentes medíocres de que todas as pessoas devem ser tratadas da mesma forma só é utilizado quando a empresas, e por consequência seus colaboradores, têm como premissa ludibriar as outras pessoas, algo corriqueiro em mercados repletos de protecionismo que impede que o indivíduo gere soluções, estagnando a criatividade e fazendo com que exceções sejam regras.
Então as ferramentas para a comunicação com o consumidor também passam a ser encaradas como obrigatórias, mas na verdade não o são, a não ser para as empresas medíocres que acham que pessoas são coisas e que até mesmo seus colaboradores são meras peças que podem ser trocadas continuamente por serem comuns.
E é aí que a diferenciação no uso do conhecimento e as experiências dos colaboradores e da empresa começam a fazer a diferença no todo, relacionando-se com pessoas de forma a oferecer informações padronizadas a respeito de produtos e serviços sem perder a individualização necessária a cada com contato com cada consumidor.
A comunicação com o cliente deve ser assertiva e levar em conta que a empresa está em contato com um ser humano, onde há uma infinidade de formas de se levar a informação até as pessoas e mesmo assim oferecer um relacionamento único e que faz com que cada consumidor saiba que ele não foi tratado como mais um da fila, para que a sua empresa também não seja vista como mais uma a ser ignorada por ser como qualquer outra.