4 de agosto de 2016

A relação inteligente e o aprendizado das empresas com seus clientes e concorrentes em Marketing

Manter contato com consumidores é uma tarefa com a qual poucas empresas estão devidamente preparadas, pois a mediocridade faz com que as organizações adotem o empurrar produtos ou serviços para os clientes como a prática ideal para manter suas atividades, algo que revela que até mesmo as tomadas de decisões destas empresas são efetuadas de qualquer maneira, pois não há inteligência naquele ambiente.
Uma empresa inteligente consegue manter um relacionamento com o consumidor ao saber se comunicar corretamente, assumindo suas responsabilidades e permitindo que as pessoas, tanto na figura de cliente quanto representando a empresa em si, façam as trocas voluntárias que permitem que a oportunidade de um novo encontro se faça presente.
Obviamente a falta de inteligência da maioria das empresas é visível e faz com que os consumidores inteligentes se afastem o mais rapidamente possível das organizações incompetentes, mas em muitos casos há um monopólio fornecido pelo protecionismo de mercado que impede as pessoas de escolher o melhor, e com este protecionismo descabido há o discurso de que a existência de concorrentes é o inimigo do consumidor, quando na verdade é a concorrência que faz com que o cliente possa escolher e mudar de empresa quando deseja.
Por isso os mercados medíocres são meros produtores de commodities, já que não oferecem nada além da matéria-prima para outros mercados, o que faz com que as mentes desprovidas de inteligência aleguem o oposto, algo muito comum para proteger suas práticas desonestas e tentar passar ao cliente uma imagem de que tenta proteger seus interesses, quando no fundo o único interesse protegido é a continuidade das ações que prejudicam o consumidor de forma continuada.
Também fica muito evidente que as empresas inteligentes passam a ser uma ameaça à incompetência disseminada, pois quando o cliente pode escolher sempre optará pelo melhor que pode adquirir, e nos mercados inteligentes é o que acontece, mesmo quando o fornecedor do produto ou serviço pode nem estar instalado naquela região, o que favorece o comércio global e as oportunidades de escolha do consumidor.
Mas para as mentes medíocres a escolha do cliente é uma injustiça, pois a incapacidade de produzir algo relevante é quase impossível de medir, revelando a má intenção abraçada com todas as forças e colocando no cliente uma culpa que ele inicialmente não possui.
Há também o discurso enganoso disfarçado de propaganda que promete e não cumpre, que mostra uma imagem e não a entrega, fazendo o máximo possível para retirar do cliente o maior montante de dinheiro no menor tempo possível, mas que também traz neste processo, erroneamente chamado de venda, mais artimanhas para futuramente prejudicar ainda mais o cliente.
E então o mercado vira um refém da incompetência, de protecionismos que impedem os indivíduos de escolher, tentando adestrá-los para que não tenham escolhas que atendam os seus desejos, já que a maioria das organizações incompetentes está protegida e sempre estará apta a prejudicar o consumidor para manter suas atividades, principalmente quando a mediocridade dominante no mercado recebe as vantagens de se aliar com quem não tem nada a oferecer senão as ações corruptas distribuídas por todo o mercado na forma de cultura, o que afasta empresas inteligentes e quase que oferece apenas uma forma do consumidor escapar, que é dirigindo-se a outro mercado.