24 de março de 2011

Ações de planejamento com foco no desenvolvimento e na administração do conhecimento dos colaboradores em Marketing

Ao tornar suas ações planejadas em realidade as empresas conseguem compreender como a excelência é fundamentada no conhecimento, tendo como fonte o aprendizado contínuo, além de utilizar os estudos e pesquisas com a participação direta dos colaboradores, criando diferenciais que geram vantagens competitivas com as quais os concorrentes não poderão competir ou sequer serem comparados em um mesmo nível.
Dentro das organizações existem diferenças que podem ser trabalhadas em favor da integração e desenvolvimento contínuo, que abrange e elimina barreiras, envolvendo cada colaborador de tal maneira que praticamente é impossível não tornar real a utilização das informações.
Mesmo assim muitas empresas resistem, criam dificuldades artificiais para que as pessoas deixem de pensar, que se afastem de toda e qualquer possibilidade de melhoria, com a desculpa de que avançar gera custos.
Esta visão deturpada faz parte do quotidiano daquelas empresas que não entendem o próprio negócio, que se afastam da realidade cada vez que observam todas as ações pelo lado negativo e que acabam abolindo os investimentos com medo de crescer e ter que fazer muito mais e melhor.
Diante deste impasse as empresas inteligentes criam métodos para colocar em prática a criatividade, pois não proíbem seus colaboradores de pensar, fazendo os investimentos precisos e calculados para que o desenvolvimento seja uma constante, e não um objetivo longe e inalcançável.
E com este comportamento há uma variável muito importante que acompanhará a empresa por muito tempo, já que o conhecimento individualizado de seus colaboradores não possui limitações em termos de criatividade e aplicação prática, pois as pessoas poderão enxergar os produtos e serviços imaginados tomando forma e vida.
Além disso estas organizações poderão conquistar seus clientes de uma forma muito mais original, tendo como fonte de referência as pessoas que, inicialmente são os clientes mais importantes, mas que dificilmente são percebidas assim, pois as empresas preferem achar que sempre sabem de tudo e não precisam da opinião daqueles que as mantém vivas e são motivadoras das mudanças e de oportunidades criadas através da melhoria contínua.