19 de março de 2011

A visão diferenciada no uso das pesquisas de mercado em Marketing

Pesquisas podem ser usadas de duas formas, mas muitas empresas preferem não adotá-las, pois isto irá evidenciar falhas e pontos a serem melhorados, algo que no imaginário de algumas pessoas não é interessante ou importante, já que trará trabalho e apontará que a melhor solução não foi concebida inicialmente.
Pesquisar faz parte do quotidiano organizacional, e é do interesse das melhores empresas, quem veem novas oportunidades para atender aos seus clientes de maneira a trazer a excelência como prática diária, na busca por satisfazê-los continuamente.
Mas esta visão que engloba o mercado e suas inúmeras variáveis não cabe às organizações com foco distorcido, onde os investimentos não são realizados e desenvolver pessoas não é um dos seus princípios, já que haverá uma abertura de novas portas aos colaboradores, que terão ideias inovadoras, criando novos níveis de conhecimento e passarão a distribuí-lo.
Então estas empresas ficam resumidas a meras produtoras do básico, pois não oferecem o valor agregado ou no mínimo um diferencial que atrairá a atenção dos clientes.
Por outro lado existem empresas que preferem enxergar que jamais estarão prontas, que se desenvolvem diariamente e que criam ferramentas onde o conhecimento torna possível criar interações e integrações entre as áreas, com a visão voltada à frente, sendo organizações de vanguarda, e reconhecimento dos clientes.
Desta forma a própria visão da empresa sobre si é diferenciada, já que prefere enxergar o que pode ser feito para melhorar suas ações, ter estratégias que vão ao encontro de suas necessidades e traçam objetivos que são claros e alcançáveis, pois conhecem seu potencial e deixam que seus colaboradores façam o seu melhor em conjunto.
Por isso é fácil visualizar que todas as informações coletadas serão usadas com foco na melhoria contínua, uma visão que não abrange única e exclusivamente as melhores empresas, pois os colaboradores, quando incentivados, buscam fazer o seu melhor diariamente, e se não houver esta prática acabam guardando suas melhores ideias e levando-as aos concorrentes.
Mas como esta percepção não faz parte da gestão organizacional encontrada na maioria das empresas é fácil entender porque elas não alcançam resultados melhores, já que o nível de conhecimento é mínimo nas supostas áreas que sustentam o negócio e deturpam as oportunidades ao achar que jamais erram.
Tendo este comportamento as empresas passam a reduzir todo o seu potencial a simples troca de dinheiro por um produto ou serviço, quando na verdade podem ir além do óbvio e aproveitar cada ideia em seu favor, mas que são frutos da competência e não do mudar constantemente de opinião.
Sendo assim estas organizações ficam presas a conceitos que encobrem a realidade e deixam toda e qualquer ação positiva longe do ambiente real do mercado, com a limitação do uso do conhecimento e não do aproveitamento aprofundado de cada informação.
Também fica claro que estas organizações sequer sabem quanto vale uma informação, já que tratam tudo da mesma forma, inclusive seus clientes, por acharem que já fazem mais do que devem, enquanto que seus concorrentes sempre buscam dar um passo adiante, já que as outras empresas ficam paradas.
Mesmo assim é possível encontrar no mercado empresas que se preparam diariamente para se relacionar com clientes, o que é diferente do encontro casual de compra, pois sabem exatamente quem é a pessoa mais importante, qual é o momento mais importante e o que devem fazer.