17 de maio de 2011

Ações estratégicas com o aprofundamento do relacionamento interno organizacional em Marketing

Desenhar um planejamento para ter consistência nas ações fortalece as organizações que baseiam suas estratégias em algo muito maior do que a mera conquista de uma fatia de mercado, onde produtos e serviços excelentes são tratados como a consequência do êxito de todas as suas áreas na criação, execução e conexão com os consumidores, gerando oportunidades para um desenvolvimento contínuo e efetivo.
A efetividade das ações não é um fator que depende exclusivamente da vontade de uma única área dentro das empresas, pois se cada área corre para um lado nada dará certo para esta organização, e acabarão entregando aos concorrentes cada oportunidade existente.
Só que diariamente as melhores, e mais inteligentes, empresas conseguem olhar para o mercado de forma diferente, ao mesmo tempo em que lidam com este mercado já sabendo das suas oportunidades, das ações que devem ser tomadas e como alguns concorrentes reagirão.
Em contrapartida é necessário trazer a realidade para dentro de cada área da organização, o que pode ser um ponto limitador se não houver uma estratégia bem compreendida e conectada com a cultura organizacional, assim como é natural colocá-la em um mesmo pacote que seja facilmente entendido pelas pessoas, sejam elas da própria organização ou que façam parte da cadeia de valor.
Na outra ponta acabam as organizações desestruturadas, que sobrevivem por muito pouco tempo e geram insatisfação nos consumidores, objetivo alcançado tão rapidamente que fica difícil não visualizar e ressaltar qual foi o x da questão que colocou abaixo toda a produção.
Mais adiante é possível trazer as experiências do presente sob nova ótica, tendo uma relação que não tange mais a paixão da organização por aquilo que produziu, mas também não descarta a existência dos laços que permitiram que seus clientes tivessem os desejos atendidos prontamente.
Então o foco do planejamento é ampliado, abrindo novos horizontes e colocando em pauta assuntos que anteriormente poderiam ser descartados imediatamente, revelando uma nova visão das ações que abrem as portas da empresa para as informações atualizadas e inseridas no dia a dia dos clientes.