25 de maio de 2011

Estratégias e planejamento nas ações de Marketing com o foco na diferenciação e satisfação dos clientes

Investir no aperfeiçoamento contínuo da organização traz novas oportunidades para serem aproveitadas, revelando outros ângulos de um mesmo mercado e colocando as ideias em prática dentro de um ritmo contínuo, sem que haja uma distorção proposital do que é oferecer produtos e serviços de qualidade, algo tão comum e que diariamente afasta consumidores das empresas que não pensam.
Em um grupo de organizações os investimentos são custos que não devem ser colocados dentro de seus planejamentos, de suas ideias ou sequer passar pela imaginação de alguém, já que ocasionarão o aumento do conhecimento e serão traduzidos em soluções inteligentes, outro ponto que assusta e faz a maioria das empresas temer o êxito em suas ações, pois assim terão que arcar com a responsabilidade e não poderão mais decepcionar os consumidores.
Chega ser hilariante a forma como a postura ante desenvolvimento é colocada de pé, como se a causa dos problemas fosse a busca por soluções, satisfazer clientes e permitir que todos os seus colaboradores enxerguem o resultado de seus esforços nas mãos de outras pessoas.
Logicamente as empresas inteligentes preferem ter o reconhecimento como um diferencial a ser aproveitado na hora da escolha dos clientes, não como forma de explorar a oportunidade, mas atender ainda melhor o consumidor, fazer a diferença no momento correto e apagar toda e qualquer recordação da mente dos clientes sobre seus concorrentes e o que eles têm a oferecer.
Mas para muitas pessoas isto é uma ilusão, já que estão acostumadas a simplesmente processar, sem pensar em outra solução, sem saber o porquê fazem o que fazem todos os dias, tornando-se robôs que só conseguem executar comandos e são proibidos de sair da linha imaginária que circunda a mente.
Deste jeito as melhores empresas captam mais rapidamente o que seus consumidores querem, o que irá lhes satisfazer quando encontrarem em uma loja, virtual ou não, e também na maneira como as informações são disponibilizadas através dos inúmeros canais de comunicação disponíveis hoje.
Os maiores investimentos de uma empresa são alocados nas mentes das pessoas, na capacidade com que as soluções são oferecidas aos consumidores e no relacionamento interno que se reflete no contado com o cliente, sem perder o foco e ainda assim encontrar a oportunidade para sair do mesmo e partir para a vanguarda.