5 de maio de 2011

A inovação cultivada nas organizações que priorizam o desenvolvimento aliado às estratégias de Marketing

A inovação dentro das empresas só existe quando há uma cultura voltada à busca pelo aperfeiçoamento diário, como um hábito que é mantido e ampliado com o passar dos anos, principalmente por não haver qualquer possibilidade de se abandonar toda a experiência criada com a diversificação e compartilhamento do conhecimento entre todos.
Por muito tempo as empresas podem sobreviver em um mercado, mas são poucas as que vivem realmente, criando projetos vanguardistas, inovando em todas as áreas e administrando um ambiente favorável ao desenvolvimento de ideias e soluções.
Como as empresas inteligentes conseguem obter o desenvolvimento de maneira mais sólida fica evidente a natureza voltada à criatividade e à aplicação de novas ideias no dia a dia organizacional, como um recurso diferenciado e que permite sair do nível comum das demais organizações.
Por isso existe uma fonte praticamente inesgotável de inovação, seja ela para a organização em si ou para seus clientes, evidenciando o principal motivo para criar e aplicar todos os conhecimentos encontrados em suas áreas, que não divide seus colaboradores em departamentos, mas cria uma integração que amplia todo o potencial.
Desta forma o ciclo de vida da empresas e de seus produtos e serviços é ampliado, ganha um corpo que vai além do essencial, passando a suprir os desejos dos consumidores de tal maneira que eles acabam adotando estas organizações, além de defendê-las, pois entendem que são seus donos também.
Mas ainda assim o trabalho a ser feito sempre deve ser melhorado, e ao adotar práticas que facilitam o tráfego de informações, e também do conhecimento, em uma empresa ganham novas perspectivas para objetos que já são descartados pelos concorrentes.
Ir além do óbvio parece uma tarefa difícil para a maioria das empresas, pois elas não sabem simplificar suas ações, achando que ao complicar tudo o que fazem estão sendo melhores que os concorrentes, sem perceber que estes concorrentes estão fazendo algo que vai além do que se pode ver, criando um relacionamento com o consumidor que sai da mesmice e parte para uma parceria integral.