22 de maio de 2011

O conhecimento na tomada de decisões e o desenvolvimento contínuo das melhores soluções, para os mercados e seus clientes, em Marketing

Mercados em que a incompetência determina o ritmo de desenvolvimento ficam fadados à limitação extrema, onde seus concorrentes ditarão as regras e conquistarão os consumidores rapidamente, com produtos e serviços melhores, pois baseiam suas decisões em conhecimento e não criam obstáculos para que a troca de informações gere a inovação.
O desenvolvimento de um mercado é obtido com a troca de ideias, com a busca pelo aperfeiçoamento contínuo e com a inteligência aplicada na oferta de soluções, tornando o aprendizado efetivo e não tratando as pessoas como dependentes das decisões retrógradas gerenciadas pelas estupidez.
Logicamente os mercados mais desenvolvidos não criam barreiras para o conhecimento, pois dependem da inovação, assim como toda a humanidade, e geram novas soluções, pois todos os supostos problemas, que neste caso são tratados como oportunidades, sempre possuem mais de uma resposta.
Mas esta visão é muito vanguardista para alguns mercados, onde sucatear as empresas é o objetivo principal, barrando todo e qualquer desenvolvimento, criando uma situação onde a única opção é a produção exclusiva de matéria-prima sem valor agregado.
Neste mesmo momento os consumidores ficam impedidos de conhecer e adquirir o melhor, pois tudo passa a ser proibido, já que a incompetência e a ignorância são os fatores que determinam o destino do mercado, com visões que colocam a humanidade em um período anterior ao tempo das cavernas, se é que atingem um conhecimento tão avançado.
Com isto os consumidores perdem a oportunidade de conhecer a inovação, pois em breve todos os meios e canais de comunicação são bloqueados, já que um cliente bem informado não é desejado e é um risco à segurança do mercado inteiro.
Como esta ação é visível em muitos locais fica fácil entender porque muitos países são tratados única e exclusivamente como fornecedores de matéria-prima, especialmente por não possuírem o conhecimento necessário para gerar o desenvolvimento, um movimento que foi criado para emburrecer a nação e torná-la dependente da vontade daqueles que são tão incompetentes que querem repassar este estado para todo o planeta.
Então a gestão passa a ser ignorada, os acordos entre países não valem a pena e geram a desindustrialização, algo tão iminente que retira a competitiva do país e o torna um dependente dos demais.
Também é possível observar que o cliente passa a ser tratado de forma diferente, como uma presa disponível e que só tem serventia enquanto gerar o retorno monetário.
Só que o outro lado, que é o correto, é abandonado, pois ninguém pode ter suas ideias, pensar ou agir por vontade própria, e todos os processos passam a ser regidos de forma a penalizar quem busca o desenvolvimento, como se fosse um criminoso.
E é neste ponto que o conhecimento das pessoas é tolhido, pois são transformadas em robôs que só podem processar o que lhes é informado, sem escolha e sem a oportunidade de aprender, pois se aprendem são possíveis ameaças à ignorância, extirpando-a da humanidade e colocando o conhecimento no primeiro plano.
Enquanto isso os mercados desenvolvidos sobre o conhecimento recebem investimentos globais, pois sabem que as fronteiras do conhecimento não existem, e que todos os consumidores têm o direito de adquirir os melhores produtos e serviços.
Mercados que perdem empresas que geram o desenvolvimento ficam presas ao passado de tal forma que perderão a importância, pois quem investe no conhecimento gera uma vantagem competitiva que vai além da compreensão daqueles que não pensam antes de agir e limitam a visão da humanidade ao estabelecerem a proibição do aprendizado.