19 de fevereiro de 2012

Integração entre as áreas através da comunicação e administração da excelência em conjunto com a melhoria contínua em Marketing

A comunicação entre as áreas é essencial para a geração do desenvolvimento contínuo, para a tomada das decisões mais importantes e também traz uma nova visão sobre a maneira como o relacionamento interno influencia a relação com os consumidores, sendo primordial analisar o máximo de informações ligadas à empresa e ao mercado em que atua, para tornar ainda mais diferente cada uma das ações em prol do atendimento dos desejos dos consumidores.
Simplificar a troca de informações dentro de uma empresa é vital para qualquer negócio, mas também é necessário contar com colaboradores comprometidos com as ações, fato que dificilmente acontece quando pessoas desprovidas de conhecimento estão em posição de decidir o que deve ser feito, algo tão comum que se torna a regra na maioria das organizações, quando na verdade deve ser a exceção.
Então tudo o que é planejado adequadamente surte um efeito muito mais preciso e melhor, trazendo diferenciais perceptíveis aos consumidores e colocando em ação as melhores práticas, desenhadas exclusivamente para a organização, mesmo quando o benchmarking é utilizado, já que nenhuma empresa terá a mesma cultura das demais, e este é um ponto que poucas analisam.
Desta maneira a cultura dos colaboradores também deve ser analisada, pois esta cultura individualizadas das pessoas deve ser muito próxima àquela da empresa, fator que não é analisado e causa então choques culturais desnecessários.
Por esta razão as entrevistas para contratação não devem ter um modelo onde as avaliações são constituídas por eventos onde as pessoas são tratadas como animais adestrados, onde quem der a resposta que o entrevistador quer ouvir é que será trazido para o ambiente organizacional, e que é o maior erro que qualquer empresa pode cometer, pois assim deixa de contratar que fará a diferença.
Diante disso é preciso dimensionar adequadamente a necessidade de contratação, saber qual é o perfil exigido, e em muitos casos a falta de comunicação acaba criando uma colcha de retalhos dentro da empresa, pois alguns colaboradores estão comprometidos com o conjunto e outros só querem empurrar para os demais as suas responsabilidades, e certamente foram aqueles contratados como micos de circo.
Enquanto as empresas tratarem a si próprias como parques de diversões nenhuma ação será efetiva, nenhum resultado positivo será alcançado e o consumidor ficará insatisfeito, gerando assim a migração para os concorrentes que buscam profissionais capacitados e comprometidos, tanto na manutenção da excelência já existente quanto na melhoria da mesma.