17 de março de 2012

A construção da comunicação interna aliada aos objetivos organizacionais no mercado em Marketing

A comunicação interna das organizações define o relacionamento entre as pessoas e para com os consumidores, gerando também a troca constante de ideias e permitindo que as inovações se tornem realidade, colocando a empresa na vanguarda do mercado e tornando o crescimento do conhecimento cíclico e ininterrupto.
Comunicar-se internamente parece uma tarefa fácil para todas as empresas, mas exige um preparo de alto nível, com um processo muito simples, e portanto difícil de ser implantado, além de colocar à prova o grau de conhecimento existente naquele ambiente e sua distribuição prática.
O interessante é que diariamente muitas empresas deixam de ganhar quando suas áreas trabalham de forma isolada, tanto por parte de uma departamentalização equivocada quanto pela cultura onde nenhuma tarefa é interligada às demais.
Isto acontece quando a empresa nasce sem um objetivo, o que parece uma utopia e é a realidade mais encontrada, pois diariamente inúmeras empresas fecham suas portas por não possuírem condições mínimas de definir a si próprias.
Então todas as estratégias e estudos efetuados perdem o valor, criam apenas blocos de dados que são inseridos em arquivos, não sendo acessados e disponibilizados àqueles que pensam e que podem criar uma solução efetiva para a empresas, seus consumidores e o mercado como um todo.
Desta maneira os concorrentes inteligentes acabam ganhando mais espaço, pois contam com informações mais precisas, e quando o mercado não é desenvolvido esta tarefa é mais fácil ainda, pois uma única informação já é suficiente para criar um diferencial que encantará os clientes de imediato.
Assim sendo é preciso olhar novamente para cada um dos processos internos que envolvem diretamente a comunicação, não basta criar artifícios para dado instante na história da empresa, mas colocar a comunicação como uma das ferramentas que promove o desenvolvimento de soluções, pois se uma empresa não está apta a gerar soluções o melhor que ela pode fazer é sair do mercado imediatamente, deixando o mercado livre para as empresas competentes e inteligentes que pensam antes de agir e saem na frente por simplesmente ouvirem seus consumidores.