8 de março de 2012

Relacionamento com os clientes, entre as áreas e a construção estratégica das marcas em Marketing

Construir uma marca forte em um mercado exige um conhecimento amplo das ações que envolvem toda a comunicação, interna e externa, priorizando cada um dos estudos junto aos consumidores e direcionando todas as informações às respectivas áreas de forma a criar um conjunto forte de atributos e características, diferenciando-se dos concorrentes e obtendo toda a atenção dos clientes antes.
A análise de mercado favorece o desenvolvimento de uma marca mais sólida, bem estruturada e desenhada para um público-alvo específico, gerando um aprendizado maior e que abre as portas para oportunidades futuras de relacionamento e criação de novos produtos e serviços, fato que alcança poucas organizações diariamente.
Desta forma a competência aliada ao conhecimento deixa um campo mais amplo a ser explorado, as chances de se fazer produtos ou serviços melhores aumenta e o consumidor está mais próximo da organização, pois traz consigo um histórico benéfico para a empresa e vai delineando como lidar com os clientes, dos que já foram conquistados até aqueles que se recusam a aceitar algo da sua empresa.
Mas ainda assim existem empresas que resistem ao aprendizado, não transformam as informações coletadas em conhecimento e deixam seus colaboradores confusos quanto aos seus interesses no mercado, gerando assim muito mais pressão sobre as pessoas e criando lacunas intransponíveis com o passar dos anos.
Com isso todas as experiências dos colaboradores são descartadas imediatamente, sem uma oportunidade de serem expostas e compartilhadas, gerando a desmotivação que impede o desenvolvimento criativo e elimina uma nova oportunidade de participação das pessoas, tanto em pesquisas quanto na fase onde a troca de ideias faz com que as análises sejam mais elaboradas e ricas em detalhes.
Fazer a melhor escolha sempre envolve muito conhecimento, troca de informações e experiências entre seus colaboradores e com seus consumidores, com a finalidade de colocar no mercado os melhores produtos e serviços, no tempo certo, da forma certa e quando o consumidor deseja.