21 de abril de 2012

Processos com foco no posicionamento organizacional diante do desenvolvimento e das mudanças de mercado em Marketing

Processos bem definidos e com responsabilidades estruturadas fundamentam as culturas empresariais que permitem a entrada do êxito, e em consequência disso o sucesso no mercado, nas organizações que buscam dia após dia ir além do comum, fazer a diferença e contar com a colaboração de cada um de seus colaboradores em ações que levam à conquista e manutenção da base de clientes por um período maior.
A cada nova ação uma empresa pode obter o resultado pleno do que exerceu, do que planejou ou fez apenas por fazer, criando-se então uma dimensão onde só existem duas possibilidades, os erros e acertos, quando no fundo as empresas que sempre colocam-se sob o foco dos erros deixam de fazer o mínimo e acabam colhendo os frutos do que plantaram, e com isso os resultados sempre ficam aquém do esperado, pois as organizações preferem esperar que tudo se resolva sem tomar nenhuma posição.
Então este posicionamento completamente voltado ao esperar vai retirando do mercado as empresas que não conseguem atender aos seus clientes, já que dificilmente mudarão suas culturas ou farão o menor esforço para entender o consumidor e satisfazê-lo.
Desta maneira o que é encontrado no mercado vai além de exemplos negativos do que não deve ser feito, pois tudo pode ser usado, mesmo que inicialmente as pessoas imaginem que só existem dois resultados, voltando à questão do certo e errado, quando na verdade existem ações que funcionam e que não funcionam, fato que é facilmente observado quando o benchmarking é usado como uma ferramenta que só deve trazer soluções já prontas e que apenas são inclusas na vida das empresas, só que não há o pensamento de que cada organização é única e sua cultura também, então cada um de seus processos também passa a ser praticamente único, pois vai se encaixar naquilo que é importante para a empresa e é reflexo direto da organização de ações e processos.
Por esta razão é que muitas pessoas acham que só existem duas possibilidades, ou respostas, quando há um infinito de oportunidades no mercado, basta estudá-lo e trazê-lo para um âmbito interno que permita realizar uma análise real e prática, não há como não usar os concorrentes como referência e tomar uma posição diante do que acontece, a não ser que a empresa esteja presa às âncoras de um passado onde as décadas passavam e nada mudava.
As supostas mudanças também servem como base para o amadurecimento organizacional, pois para que a empresa mude é necessário que ela melhore, e não passe a executar suas ações de forma diferente, criando assim uma constante onde a excelência é a base para a conquista de uma padronização onde o pensar está acima do seguir os concorrentes, demandando assim uma busca por um conhecimento maior e mais profundo, gerando com isso o desenvolvimento e a consciência de que cada empresa que trabalha adequadamente com seus processos só pode obter o êxito em suas ações, satisfazendo inicialmente seus colaboradores e em seguida seus consumidores finais.