23 de agosto de 2012

Comunicação, estudos e pesquisas direcionados ao relacionamento com o consumidor em Marketing

Criar soluções é um processo natural dentro de muitas organizações, que vão além do óbvio e estão em contato constante com seus consumidores, descobrindo exatamente o que eles desejam e como devem proceder diante de uma nova realidade que se apresente em forma de produtos ou serviços a serem disponibilizados no mercado, apontando diretamente para a importância dos estudos e pesquisas.
Perguntas devem funcionar como ferramentas de troca de informações entre as empresas e seus clientes, mas muitas organizações preferem trabalhar com achismos, fazer o que não será aproveitado e depois ainda se darão ao trabalho de reclamar dos consumidores que sequer foram consultados.
Isto sempre acontece quando a falta de conhecimento domina o cenário, partindo sempre de premissas antiquadas, que não foram renovadas e atrapalham o desenvolvimento organizacional, mas que diante da cultura da empresa é o melhor que pode ser oferecido, pois esta suposição está afixada na mente de todos os colaboradores e buscar novas opções é inviável.
Desta maneira a empresa acaba achando que está acima de tudo e todos, coloca no mercado o que bem entende e ainda cria mecanismos de fidelização baseados em prisões, onde os clientes são reféns de práticas escravagistas.
Mas pelo bem do mercado há organizações que preferem se comunicar com os clientes, que permitem escolhas que partam do consumidor e então criam produtos e serviços diferenciados, que propiciam experiências únicas e que vão apresentando novas opções durante o uso, tanto no que se refere aos produtos quanto aos serviços.
E isto só se torna realidade quando a organização sabe que pode oferecer ainda mais ao consumidor, saindo da troca de dinheiro por produtos ou serviços e partindo para um relacionamento mais amplo, que sai das estatísticas e parte para um nível que associa mais variáveis àquilo que pode ser ofertado, incluindo também neste conjunto a própria relação entre seus colaboradores, que oferecem diariamente mais do que tarefas mecanizadas e que só funcionam enquanto inseridas em uma linha de produção.