9 de agosto de 2012

Referências internas, aprendizado e troca de ideias entre os colaboradores em Marketing

Muito do que acontece em um mercado é fruto do que já foi definido há um bom tempo, desde as pesquisas, os estudos, cada projeto de desenvolvimento e melhoria que foi criada com base no conhecimento de muitas pessoas dentro de uma organização viva e que conta com a experiência de cada colaborador para manter e melhorar seu relacionamento com os clientes, fazendo-se presente de uma forma única e que passa a fazer parte da história dos consumidores, de seus amigos e até familiares.
A cadeia de valor de uma organização é iniciada em suas ideias, que são criadas nas mentes de seus colaboradores e até mesmo quando estes estão na figura de consumidores, observando atentamente seus concorrentes e desenvolvendo soluções inovadoras.
Mas ainda existem empresas que relutam em aproveitar o conhecimento de seus colaboradores, partindo do ponto em que já sabem tudo o que precisam e por isso não precisam dar mais um passo, ficando presas ao que chamam de zona de conforto, quando na verdade elas estão conectadas com âncoras que só as fazem sofrer com as mudanças do mercado e perdem território para seus concorrentes diariamente.
Então os consumidores também passam a ser vistos como parceiros que abandonaram as organizações ruins, e isso acontece porque a empresa não deu o devido valor aos clientes, mas sempre achou que estava fazendo o melhor, tratando as pessoas com modelos ultrapassados e fora do tempo atual.
Deste jeito é possível entender o que torna uma empresa diferenciada, pois passa a contar com colaboradores que realmente estão focados em trabalhar em time, compartilhando suas experiências, trocando ideias com os demais colaboradores e deixando a criatividade fazer parte do dia a dia.
Por esta razão é que poucas empresas se destacam no mercado, pois sabem que o parar no tempo é destrutivo, irracional e traz a escassez de ideias e inovações, indo na direção oposta de qualquer organização que se preze e faça o seu melhor diariamente, tendo a visão de que melhorar não é uma questão negociável em um mercado global que possui inúmeras oportunidades para as empresas inteligentes e conectadas com o presente.