8 de agosto de 2012

Visão e adaptação organizacional à globalização como diferencial de Marketing

Um mercado global competitivo é comum a todas as empresas, mas poucas conseguem compreender que suas ações locais determinarão o êxito, e consequentemente seu sucesso, levando-se em conta toda a estrutura organizada por trás de cada estratégia, a conexão entre as áreas e a participação mais ativa de seus colaboradores no que toca às decisões que virão a melhorar o relacionamento com o consumidor e interno.
A visão de uma empresa sobre suas necessidades deve ser cada vez mais desenvolvida sobre o conhecimento, a troca de ideias de informações entre seus colaboradores e do que é trazido do contato com os clientes, o que requer uma maleabilidade que vai além da mera adaptação às novas tecnologias ou aos cenários que de repente surgem para muitas empresas que não estão atentas ao que ocorre no mundo.
Isto também permite colocar em evidência mais do que ações pontuais, pois nenhuma ação é estática, ela sempre deve ser melhorada, ter novas informações agregadas àquilo que permite sair da mesmice e ter mais diferenciais que chegam aos consumidores.
Por esta razão é que poucas empresas se destacam no mercado, indo além do comum, e então viram referências de boas práticas, mas também são alvos mais fáceis para a famigerada cópia indiscriminada de produtos ou serviços, que jamais atingem o mesmo nível de qualidade e a percepção que cabe a cada organização.
E isto também reflete como a cultura organizacional é impactada diretamente pela visão míope e deturpada, onde os colaboradores são peças substituíveis da mesma forma que um maquinário, revelando que a existência daquela empresa é desnecessária, pois jamais haverá uma chance de se alcançar um estágio acima com um comportamento que é baseado em suposições vazias daqueles que as comandam e tomam as decisões totalmente equivocadas que resultam em culpar o concorrente por saber o que fazer e então conquistam uma fatia maior do mercado.
Mas com o passar do tempo é possível aprimorar cada vez mais as percepções da organização inteligente ao que acontece globalmente, aprendendo e aplicando o conhecimento em áreas com maior precisão, fazendo da dedicação, determinação e disciplina um diferencial que se transforma em satisfação dos consumidores ao adquirirem seus produtos e serviços.