30 de novembro de 2012

O desenvolvimento do relacionamento interno e estratégico em Marketing

A construção do relacionamento interno solidifica e transforma a maneira como a empresa visualiza o mercado e seus concorrentes, como busca novos referenciais para inovar e o jeito como molda os canais internos para a distribuição de informações pertinentes e atualizadas.
Facilitar a comunicação é um processo que deve ir além do uso de um veículo para a distribuição de informações, ligando realmente as ideias dos colaboradores e atiçando a busca por soluções mais eficazes.
Mas o que acontece em muitas empresas vai contra qualquer princípio que tenha como base o conhecimento e sua distribuição, focando no sigilo de informações básicas e vitais para o funcionamento do negócio, estabelecendo barreiras ao invés de abrir mais caminhos para se atender aos desejos dos consumidores.
Com isso a interação dos colaboradores fica deturpada, mas em organizações inteligentes ela é incentivada, cultuada e se aproxima de uma obrigatoriedade, fato que demonstra a linha tênue entre a consciência e a mecanização plena.
Mas esta conscientização vai além de uma comunicação bem estruturada e direcionada ao desenvolvimento de soluções, buscando interagir com uma gama maior de variáveis em um momento em que os concorrentes ficam criando regras e leis para impedir que as pessoas se comuniquem, colocando o foco sobre a incompetência da gestão do conhecimento.
Este modelo que aborda departamentos é infinitamente ultrapassado para os dias de hoje, lugar em que as empresas inteligentes abordam a distribuição de informações como uma característica básica e que agrega ainda mais valor àquilo que é produzido, modelando a organização de acordo com a evolução do mercado e, consequentemente, evoluindo.
Por trás destas escolhas há um grupo de pessoas que pensa e usa o conhecimento de maneira simplificada, alocando-o nas áreas corretas e permitindo a troca entre as pessoas, ponto que agrega maior valor às informações e permite criar soluções muito mais rapidamente e de forma muito mais precisa.