12 de novembro de 2012

Produtos, serviços e relacionamentos diferenciados focados na excelência organizacional em Marketing

A criatividade tem como base o conhecimento, as experiências que cada um traz em si, seja na figura de empresa ou do colaborador, criando uma sinergia entre cada acontecimento, trazendo a oportunidade para que a inovação seja levada aos consumidores e também tenha seu ciclo de vida devidamente aproveitado ao máximo.
Criar soluções é uma premissa organizacional que pertence àqueles que utilizam o conhecimento para ir além do óbvio, saindo do comum e transformando ideias em produtos e serviços para seus clientes de forma simples.
Só que mesmo assim muitos não compreendem o quanto a simplicidade pode estar presente em algo muito complexo, e aí os usos e aplicações conectam rapidamente os mais variados conhecimentos colocados em cada produto e serviço, trazendo uma gama de experiências muito elevada e conectada em um foco comum a todos.
Por isso a integração das áreas não é iniciada quando há um novo projeto em questão, mas no momento em que a empresa nasce, no facilitar da comunicação e no aproveitar ao máximo cada informação, aplicando o conhecimento no quotidiano organizacional e deixando que os próprios colaboradores compreendam a forma como a empresa permite que o desenvolvimento seja dividido entre as áreas e pessoas.
Além disso, é preciso sair do foco da complexidade, algo que parece atrair as pessoas e cria produtos e serviços que acabam esquecidos em pouco tempo, ainda mais quando os consumidores necessitam de uma curva de aprendizado muito maior, causando assim desinteresse quase instantâneo.
Esta percepção só existe em empresas inteligentes, pois o cliente sempre está próximo da organização e participa ativamente da modelagem do produto ou serviço, de todo o desenvolvimento e aponta o que pode ser melhorado e o que já traz certo conforto.
Enquanto isso acontece os concorrentes estão se preparando, fazendo o uso das mesmas ações para entregar aos seus clientes produtos e serviços melhores, com estratégias diferenciadas e focadas na excelência.
Por outro lado as empresas despreparadas seguirão os passos das outras empresas, copiarão suas estratégias, produtos e serviços, tentarão imitar todos os movimentos e ficam à mercê de decisões que não as pertencem, já que a fatia de mercado que conquistam depende diretamente do que o concorrente quiser, mas que não é percebido desta maneira pela limitação organizacional.
Desta maneira é possível perceber que a vanguarda de um mercado pertence às empresas que conseguem dar um passo de cada vez, que vão construindo bases sólidas de conhecimento para então colocar no mercado produtos e serviços que atendam aos desejos dos consumidores e definindo a personalidade organizacional.