10 de fevereiro de 2014

A diferenciação na relação das empresas com as oportunidades de mercado em Marketing

A maioria das empresas passa por dificuldades em atender seus clientes, do mesmo jeito que praticamente não conseguem mantê-los e trazer novos, por não respeitar a si própria e contratar apenas quem se encaixa nos perfis que iludem a organização e as pessoas, criando uma série de burocracias estúpidas e que não permitem que as ideias diferenciadas adentrem o ambiente organizacional, pois é muito mais fácil culpar o concorrente que fez o seu trabalho, e muito bem feito, do que trabalhar.
Diariamente as empresas contratam colaboradores que não podem contribuir para o desenvolvimento organizacional de maneira a gerar mais desculpas do que soluções, e isto fica muito perceptível quando são observadas as pesquisas sobre o atendimento ao consumidor, o que obviamente não é prioridade nestes empresas que tratam as pessoas como parte de um estoque que deve girar rapidamente e até ganha o nome de turnover para encobrir toda a incompetência por trás destas pessoas.
Com isso fica mais fácil entender como há uma mecânica que viabiliza a instalação da incompetência em todos os níveis destes mercados, ainda mais quando as pessoas não querem trabalhar e por isso procuram um emprego, algo que para as mentes limitadas é a mesma coisa, mas são tão distintas que nem detalhando é de fácil compreensão para os incompetentes.
Também é possível perceber que os mercados que se deixam destruir por esta mecânica que inviabiliza o desenvolvimento e uso do conhecimento param no tempo e ficam dependentes da eterna produção de commodities, outro fator que aponta a razão pela qual as empresas se prendem aos perfis baseados na clonagem em vez de optar pela diferenciação.
E daí em diante é fácil reconhecer uma empresa competente e que prefere gerar inúmeras soluções às oportunidades de mercado do que se deixar ancorar num único porto, abrindo novos caminhos e adaptando-se rapidamente às evoluções existentes em todas as áreas de conhecimento sem se deixar levar pelos modismos, mostrando uma maturidade que não se baseia numa seleção de colaboradores com foco na mesmice, ainda mais quando os concorrentes são igualmente locais e globais, a não ser que alguma mente limitada ainda ache que pode se isolar e ainda se desenvolver.
Por outro lado é interessante notar que nas empresas inteligentes há uma diversidade de conhecimentos que gera soluções na prática, do mesmo modo com que as ideias fluem mais facilmente entre as áreas e ganham sua análise de viabilidade em um tempo menor porque todos os colaboradores sabem trabalhar e conectar suas atividades de maneira inteligente, sem se apegar à inveja comum daqueles que preferem destruir as ideias dos demais porque é mais rápido e fácil do que pensar e ser original.
Toda empresa inteligente possui uma razão para existir, integrando-se internamente e com o mercado que a cerca, oferecendo aos seus clientes muito mais do que produtos e serviços, preferindo contar com colaboradores que possam conectar seus conhecimentos e gerar soluções por terem a capacidade de enxergar seus problemas como oportunidades de mercado, enquanto que as demais escolhem a mediocridade.