10 de novembro de 2014

Habilidade e inteligência na percepção e compreensão das oportunidades de mercado em Marketing

A ignorância faz com que as oportunidades de mercado não sejam percebidas, pois há um desejo quase inabalável de se destruir quem as enxerga e aproveita, com a finalidade de manter um estado vegetativo da empresa, dos seus colaboradores e do mercado global, como se outras organizações fossem escravas da mesmice que faz uma empresa encerrar suas atividades para não ter que acompanhar o desenvolvimento das demais.
Ignorar o desenvolvimento faz parte de uma linha falaciosa de achismos que dominam empresas medíocres e irrelevantes, que nada produzem e se esforçam para impedir a evolução em todas as áreas.
Isto se deve à incapacidade das pessoas em aceitar que podem fazer produtos e serviços melhores, assim como podem desenvolver ideias que promovem soluções inteligentes, mas que neste caso viram alvos a serem destruídos quando advindas de outras mentes.
Com isso o mercado acaba deixando de aproveitar mais oportunidades que se apresentam, pois um grupo reduzidíssimo de empresas, através das pessoas, está apto a complementar, analisar e verificar a viabilidade de uma ideia, saindo do discurso raivoso e inútil de que o outro é culpado pela sua incapacidade de fazer algo.
Desta forma as empresas também vivem dilemas diários onde um grupo ignorante sempre tenta tolher as ideias alheias para não ter que evoluir, criando elos fracos dentro da organização e minando o máximo de oportunidades possíveis em um tempo muito curto, já que o intuito não é produzir, mas criar entraves que inviabilizem o uso do conhecimento na geração de soluções.
Por outro lado ainda existem as pessoas despreparadas que se aproveitam dos motins para impedir que haja um mínimo desenvolvimento em qualquer área, ainda mais quando elas se julgam acima de tudo e todos, mas nada fazem para melhorar em nenhum nível e ainda se esforçam para piorar o que já é sofrível e inadequado para a atualidade.
Mas mesmo assim há um seleto grupo que vai na contramão e encontra dificuldades para obter êxitos, e ainda assim preferem estudar, pesquisar e analisar suas ideias do que deixá-las morrer, mesmo que seja para constatar que este não é o momento correto para transformá-las num produto ou serviço, sem que isto acabe por inutilizar o aprendizado, pois estas pessoas sabem que estes conhecimentos podem se encaixar em outras ideias e melhorar ainda mais as soluções.
E então fica evidente o movimento existente dentro dos mercados contaminados pela ignorância que vê no outro um inimigo imaginário e inexistente, pois o principal interesse é atrapalhar a evolução e fazer o máximo para que ninguém mais produza nada e vire mais um autômato que apenas ocupa espaço e nada produz, apenas para se vingar de quem oferece uma oportunidade.
Em um mercado contaminado pela ignorância é fácil compreender as razões que levam as empresas a abandonar suas atividades, ainda mais quando as pessoas adestradas não querem se livrar dos cabrestos para não ter que melhorar, produzindo ideias e conectando-se com ideias que abrem novas oportunidades, enquanto que do lado oposto estão as pessoas dispostas a oferecer aos seus clientes produtos, serviços, relacionamentos e experiências cada vez melhores ao saber que sem a diversidade de concorrentes não há como evoluir num ritmo inteligente e que leva a cada um de seus respectivos clientes a chance de receber em troca uma nova oportunidade de mercado.