20 de janeiro de 2015

A visão de Marketing na diferenciação e conhecimento aplicados nas oportunidades de mercado

A inteligência das empresas faz com que os mais diversos conhecimentos sejam aplicados em seus ambientes com a finalidade de se criar uma solução, seja esta para ela mesma e seus clientes ou exclusivamente para seus clientes, criando um vínculo entre consumidor e organização que promove a oferta de soluções em si, enquanto que as empresas medíocres trabalham para prender clientes ao invés de produzir algo realmente interessante, atual e que atenda aos desejos dos consumidores.
Na maioria das empresas há uma falta de interesse em se aproveitar cada conhecimento para gerar soluções, mecanizando as ações e engessando o mais rapidamente toda e qualquer oportunidade de desenvolvimento, criando uma prisão onde a empresa não consegue sobreviver a si própria, quanto mais em um mercado, local ou global, altamente competitivo.
Com isso as organizações mais bem preparadas ganham um margem maior para trabalhar, pois aprendem com a história do passado, apresentam-se no presente e se permitem ter um futuro ao oferecer ao consumidor produtos e serviços que vão além da compreensão das empresas que apenas funcionam perpetuamente da mesma maneira desde seu nascimento.
Mas também é preciso salientar que o próprio mercado, no qual são contratados os colaboradores, pode estar saturado por uma mesmice que inviabiliza qualquer desenvolvimento, pois as próprias pessoas preferem empurrar para os outros o que elas podem fazer, justificando-se através da falácia de que aquilo não lhes cabe ou é de sua função.
Desta maneira inúmeras oportunidades são abandonadas porque as pessoas dentro das organizações medíocres não querem sair dos trilhos cíclicos para não correr riscos, mas não sabem que se elas não se movem o concorrente o faz, e é por isso que a cada dia as empresas ficam cada vez mais para trás em todos os sentidos, criando até um mercado sucateado que é facilmente suplantado por aquele que resolveu dar um único passo adiante e encantou o consumidor.
Também é necessário observar como a burocracia burra impede o desenvolvimento do mercado, as exigências sem valor e que atrofiam o interesse da maioria em se diferenciar, pois para ter mais do mesmo as empresas não precisam ir longe, uma vez que o mercado já está saturado e passa a ruir por não encontrar uma base de conhecimento que propicie o desenvolvimento como um todo, abrindo um caminho ainda maior para as poucas empresas que estão dispostas a correr atrás dos méritos que as tornam referências de mercado e ultrapassam as barreiras invisíveis ao atender seus clientes em qualquer localidade do planeta.