22 de julho de 2015

A visão sobre ideias viáveis e oportunidades de mercado em Marketing

Ideias viáveis podem ser colocadas em prática pelas organizações, mas nem todas devem aproveitar todas as ideias viáveis, pois muitas delas não se encaixam na sua empresa e inúmeras situações sem solução surgirão, apontando para caminhos que a organização não pretende seguir e que sequer são viáveis para a própria empresa.
Toda ideia viável não pertence a todas as empresas, mas poucas se dão conta de que devem se diferenciar de seus concorrentes ao invés de meramente imitá-los sem qualquer critério, demonstrando um ponto fraco e impedindo que a organização seja capaz de produzir aquilo para o qual ela está verdadeiramente preparada, sem perder seu foco e também a conexão com os consumidores.
Mas também é necessário levar em conta a falta de visão contida dentro das empresas que não sabem aproveitar uma oportunidade quando ela surge, criando um paradoxo que faz com que as organizações fiquem à deriva e percam suas individualidades, tornando-as mais iguais aos concorrentes e fazendo com que seus clientes não percebam mais o valor de tudo o que produzem.
Só que mesmo assim existem empresas que optam por caminhos diferentes, analisando perfeitamente as oportunidades e ideias que encontram diariamente, fazendo-se valer de sua capacidade para levar ao consumidor os melhores produtos e serviços que podem produzir, algo inexistente nas empresas que querem ser como esta ou aquela organização e deixam de se diferenciar por não saberem mais quem são.
E assim o mercado parece se ampliar para as empresas inteligentes, pois concorrentes que apenas imitam as outras empresas não são dignos de dedicação de estudos quando apenas estão no mercado para viver à sombra de outras organizações.
Também é fácil constatar que a maioria das empresas não busca atender aos seus clientes da melhor forma, correndo atrás de consumidores das outras organizações por terem a certeza de que seus produtos e serviços não são razoáveis e apenas iludem consumidores uma única vez, por isso há uma corrida frenética para capturar clientes, mas jamais se relacionar verdadeiramente com eles após "conquistá-los".
Então o mercado acaba abarrotado de produtos e serviços iguais que se tornam descartáveis, o que faz com que as empresas produtoras dos mesmos também sejam vistas desta forma, pois elas próprias se rotularam como apenas mais uma que faz mais do mesmo que é encontrado facilmente no mercado, esquecendo-se de ser a melhor empresa para si, para seus clientes e até mesmo para os concorrentes ao aceitar que as oportunidades estão disponíveis e que todos os relacionamentos, internos ou com o consumidor, são viáveis quando a empresa consegue usar o conhecimento para melhorar e sair da sombra da concorrência para atender aos desejos de seus clientes.