8 de julho de 2015

As oportunidades da diferenciação da sua empresa em relação aos seus concorrentes em Marketing

O desejo de ser igual aos concorrentes é a mediocridade colocada em ação, ignorando que existem consumidores que não querem os produtos ou serviços já oferecidos, pois são indivíduos que podem ter gostos parecidos, mas jamais idênticos, fato que também vale para a criação de uma organização que deseja ir além do óbvio.
Tentar competir com um concorrente copiando-o é uma ação comum nos mercados irrelevantes, onde a prática é tratada como a chance de tirar do outro o que se deseja, mas sem levar em conta que ambos serão prejudicados pela divisão dos consumidores e todas as demais variáveis inerentes ao negócio que farão com que o funcionamento da empresa fique cada vez mais caro e passe a dificultar a existência da organização.
Logicamente a maioria das mentes medíocres sempre busca impedir que o outro obtenha êxitos que tenham como consequência o sucesso, pois é muito mais fácil destruir do que criar, ainda mais quando o segundo requer trabalho verdadeiro e o primeiro é uma ação cultural dos incompetentes.
Com isso o mercado perde as oportunidades para se desenvolver adequadamente, criando uma gama maior de ofertas diferenciadas aos clientes, até mesmo formando parcerias com outras empresas e permitindo que a própria empresa saiba atender adequadamente o cliente que ela busca e nela encontra as soluções desejadas na forma de um produto ou serviço.
Também é comum ver que os mercados inteligentes contam com uma gama diversificada de produtos e serviços que competem entre si e não se preocupam exclusivamente em destruir o concorrente, ao contrário do que ocorre nos mercados medíocres e eternos fornecedores de matéria-prima por sempre estarem contra o desenvolvimento.
Por isso o consumidor também se torna refém do que há de pior, mas também entra na esfera das responsabilidades quando este cliente se torna o fornecedor de um produto ou serviço, deixando claro que a cultura local não visa atender aos desejos dos melhores clientes, mas simplesmente reproduzir o que já não faz mais sentido no mundo contemporâneo e culpar quem se diferencia exaustivamente, pois muitas mentes medíocres acabam aceitando tal falácia e se unem ao que há de pior no mercado global.
Outro ponto relevante é a incapacidade de se diferenciar dos concorrentes por não aceitar se mais um com mais do mesmo, trazendo o atraso para o mercado como um todo, pois quanto mais se diferenciam as empresas em maior quantidade, melhores produtos e serviços vão surgir porque a necessidade de desenvolvimento é integral e favorece a criação de soluções mais inteligentes através de empresas mais bem preparadas e que se encontram disponíveis na mesma contemporaneidade de seus consumidores.
Além desta diferenciação é possível notar que as empresas inteligentes não se tornam meros prédios com maquinário para fornecer produtos ou serviços ao mercado, pois contam com colaboradores devidamente preparados e com uma visão muito mais ampla e ligada ao presente sem perder de vista o passado ou mirar no futuro, fazendo seu melhor para oferecer aos clientes as melhores soluções, independentemente do lugar em que ambos se encontrem dentro de um mercado global que oferecer oportunidades para aqueles que sabem fazer o melhor para satisfazer seus consumidores.