4 de agosto de 2015

A inteligência aliada à diferenciação organizacional em Marketing

Empresas inteligentes possuem uma única meta, e esta é fazer os melhores produtos e serviços para seus clientes, pois conseguem colocar todo o conhecimento e sua capacidade produtiva em um alinhamento que as diferencia das demais organizações e se tornam relevantes para cada consumidor ao viver na contemporaneidade a qual ambos se encontram inseridos.
Inteligência é algo raro dentro das empresas, ainda mais quando a capacidade das pessoas em reter os mais variados conhecimentos com a finalidade de uni-los e gerar soluções se torna cada vez mais escassa.
Com isso todas as empresas de um mercado localizado perdem, assim como este reflexo é evidenciado no mercado global, pois se uma empresa deixa de oferecer o melhor que pode aos seus clientes de forma diferenciada, não poderá contribuir para que os concorrentes aprendam e também façam por merecer o reconhecimento de consumidores pelas experiências proporcionadas na forma de produtos e serviços.
Também fica muito claro que mercados contaminados pela mediocridade preferem barrar o desenvolvimento ao invés de abraçá-lo para que todas as empresas melhorem e os consumidores contem com produtos e serviços cada vez mais interessantes e inteligentes.
Obviamente as mentes medíocres também deixarão de fora a análise dos colaboradores quando o assunto é uma empresa, como se não houvesse necessidade de se observar como as pessoas deixam de assumir suas responsabilidades para culpar o outro, e neste caso esta é a prática comum nos mercados medíocres e irrelevantes.
Por esta razão é que muitos mercados são reféns do que eles mesmos fazem, pois preferem não enxergar o mundo real e tudo o que deixam de fazer é sempre culpa de alguém que não está dentro da organização, o que faz com que tal insanidade se espalhe como um vírus incurável que valoriza a mediocridade e trata com desdém a meritocracia das empresas que souberam aproveitar a integração dos conhecimentos dos seus colaboradores e consumidores para produzir o que há de melhor e deve ser fonte de inspiração.
Outro fator interessante é a excelência contida nas empresas, muitas delas estão inseridas neste aspecto até que comecem a funcionar, enquanto que outras fazem o máximo para que a excelência seja o mínimo praticado diariamente, possuindo um autoconhecimento vasto e que contemplam todas as melhorias as quais são imputáveis para que seus clientes não se decepcionem.
Para muitas empresas existe apenas o funcionar e nada mais, pois o cliente é um inimigo a ser abatido, enquanto que as empresas inteligentes optam por manter uma parceria interna e com seus consumidores com a finalidade de levar ao mercado os melhores produtos e serviços, deixando de seguir concorrentes para se diferenciar e fazer o melhor que podem, aprendendo e aplicando o aprendizado em tudo o que produzem com o máximo de excelência e efetividade possíveis.