13 de outubro de 2015

Contemporaneidade e inovação das empresas inteligentes em Marketing

Inovar faz parte de uma escolha a qual muitas empresas não estão preparadas para lidar, tampouco conseguem compreender o contemporâneo em que se encontram e como lidar com todo o espectro de informações, assim como não entendem seus clientes ao posicionar suas áreas como inimigas mortais sem se dar conta de que é a integração de conhecimentos que permite a geração de soluções que atendem aos desejos dos consumidores.
Para muitas empresas a inovação é vista como jogar fora o que se produz até o presente instante e fazer algo totalmente diferente, sem levar em conta que o uso e aplicação de conhecimentos diversificados é que permitirá que soluções inovadoras surjam e satisfaçam clientes, abrindo espaço para os concorrentes que melhor se adaptam à contemporaneidade.
Por esta razão é que as empresas ficam impregnadas da mesmice, como se fossem caixas que não podem mais ser abertas ou que se comuniquem, criando barreiras para a troca de informações e correndo desesperadamente atrás de novos clientes sem valorizar os já conquistados.
E nesta ação é possível confirmar que este comportamento primitivo é aplicado internamente, pois se um dos colaboradores sai da caixa acaba penalizado por ser diferente e oferecer novas oportunidades para a organização, como se o oposto já não fosse o fator principal do desaparecimento de empresas que não se mantiveram acordadas.
Mas para o bem do mercado há um grupo pequeno de organizações que vive na contemporaneidade de seus clientes, que está atenta às oportunidades que se apresentam e que saem das caixas para aprender, desenvolvendo-se rapidamente e participando do mercado como fontes de referência para cada concorrente e vice-versa.
Logicamente este é um posicionamento que requer uma estrutura muito desenvolvida, que faz com que a informação trafegue entre as áreas e dê um encaminhamento à criação de ideias a serem estudadas profundamente, comprovando ou não a viabilidade, pois o fazer por fazer é algo que fica destinado àqueles que culpam os demais por pensar e agir com inteligência, principalmente em mercados medíocres e que preferem contar com empresas que enganam os consumidores por terem ao seu lado um protecionismo descabido.
A inovação não é algo que surge do nada, pois ela aparece quando as informações se conectam, transformando-se em conhecimento e gerando ideias aplicáveis no mundo real, trazendo para a empresa, seus colaboradores e clientes novas oportunidades de relacionamento e satisfação para ambos os lados, permitindo a existência de um amanhã.