26 de setembro de 2011

Ações estruturadas a partir do conhecimento e aplicadas estratégicamente nas empresas em Marketing

Cada ação precisa ter uma estrutura bem fundamentada, criada a partir do conhecimento e oferecendo a oportunidade de desenvolvimento, como forma de mostrar à própria organização que suas ações têm um prazo de validade quando não se renovam ou captam informações mais atualizadas junto aos clientes.
Pensar e agir são coisas muito diferentes e tratadas de forma desigual dentro das empresas, como se a segunda fosse a regra, quando na verdade é a consequência da primeira, que tem como premissa a análise de cenários, criação de planejamentos e definição de um foco bem ajustado.
Só que para a maioria das empresas apenas agir já é o suficiente, pois estão em marcha lenta rumo ao desaparecimento, sem aceitar que precisam se desenvolver e melhorar o que produzem, tratando até mesmo o conhecimento como um bônus desnecessário, já que nada do que é criado ganha o devido armazenamento, gerando apenas o imediatismo insano que visa colocar em pauta o ato de culpar os demais por serem competentes e atenderem aos clientes.
Isto é interessante até determinado ponto, mas não é o que realmente faz de uma empresa a fornecedora dos produtos e serviços mais desejados, já que toda a cadeia intrincada de informações, produções e ações ganham um universo cada vez maior ao serem abertas as portas organizacionais ao conhecimento.
Então é preciso levar em conta que sempre deve haver um limite para se atuar, nenhuma empresa do planeta atenderá todos os consumidores, e esta utopia é pregada como se todas as pessoas do mundo fossem iguais em todos os sentidos, e é por isso que estas organizações somem rapidamente e levam seus produtos e serviços consigo.
Além disso há uma cara emocional no momento de escolha de um produto ou serviço que fica distante da visão das empresas, que preferem apenas lidar com números sem entender que o próprio ser humano evolui e caminha para a frente, querendo o melhor e optando por aquelas organizações que melhor puderem compreender os consumidores e seus desejos.
Por esta razão é fundamental ter colaboradores bem preparados em todas as áreas, de forma a criar um time que diariamente trabalhe em favor do conjunto organizacional, fator que define as grandes organizações e relega às demais uma parcela tão limitada do mercado que sequer existe a preocupação com as ações destas empresas menores.