1 de setembro de 2011

A distribuição de informações entre os colaboradores como estratégia de Marketing para a diferenciação no mercado

A capacidade de medir as ações torna possível fazer muito mais em um tempo menor, sem perder o foco e a qualidade, que ao serem gerenciados da forma correta podem colocar inúmeras surpresas positivas no dia a dia organizacional, tornando-se referência para as demais empresas e permitindo que seus colaboradores também entendam todas as conexões e mecânicas que ligam todas as áreas permanentemente.
Áreas que pensam e agem em conjunto conseguem extrapolar limites desnecessários, dando uma nova visão sobre os aspectos relevantes da informação, através de indicadores de desempenho ajustados perfeitamente e trazendo mais vida às inúmeras matrizes utilizadas.
Só que o universo de possibilidades vai além do simples uso de uma matriz, seja ela QFD, SWOT, BCG etc, pois ao entender o funcionamento de cada uma delas é possível perceber que a conexão entre todas é feita através das áreas e da percepção dos colaboradores que dia após dia criam produtos e serviços.
Outro fato interessante é que cada matriz pode ter uma aplicação específica mas não excludente, assim como um certo conhecimento pode ser inserido em um contexto mais amplo e existem inúmeros exemplos de informações que pareciam aplicáveis em um único lugar e que trouxeram uma nova visão quando inseridas em outra área.
Por isso é preciso cuidar muito bem da integração de todas as áreas e da comunicação entre as pessoas, e isto não é proibir que informações sejam trocadas ou que há uma área mais importante do que a outra e, portanto, tem um peso maior na escolha dos rumos que a empresas irá tomar.
Feito isso é necessário contar com um equilíbrio que torna tangível qualquer ideia, fazendo dos estudos e pesquisas sobre este objeto a melhor escolha para entender se o cliente quer mesmo o produto ou serviço e se há um período para ser ultrapassado antes do lançamento.
Mesmo assim tudo o que é feito não torna cada ação perfeita como muitas empresas acham, e é ao acharem que perdem o controle sobre o que fazem, pois não tomam decisões aliadas com o pensar, deixando espaço para que a concorrência domine o mercado.
Mas ainda assim há um percurso diferenciado a ser trilhado pelas organizações que almejam sair da mesmice, tendo controle sobre o fluxo de informações sem interferir abruptamente em sua distribuição, também trazendo novidades do seu exterior e cultivando em seu interior a troca de ideias e informações para a melhoria contínua deixar de ser um discurso para se tornar um hábito.
Indo mais além é possível tornar cada ação mais eficaz com a colaboração interna de seus colaboradores, que vislumbram novas oportunidades diariamente e só as trarão à mesa se forem incentivados adequadamente.
Por outro lado há um caminho inverso onde o domínio das informações também é altamente recomendado, e até mesmo o seu sigilo, a não ser que a empresa queira fazer o que não será aceito pelos consumidores, especialmente no que toca à distribuição desenfreada de dados, e que ainda é uma ação muito usada por organizações que não compreendem os clientes.
Empresas que assumem compromissos com seus clientes jamais os perderão, pois sempre buscam se colocar no lugar destes diariamente, algo que é feito com inteligência e visão nas organizações de vanguarda.