10 de setembro de 2011

Oportunidades, canais de comunicação e troca de ideias em Marketing

Ter controle das informações internas traz uma percepção diferenciada às organizações que prezam pela qualidade, tornando possível fornecer dados mais consistentes às áreas e colocando os meios de comunicação disponíveis em evidência.
As melhores oportunidades podem ser encontradas quando a empresa está atenta ao que acontece ao seu redor e principalmente em seu interior, ponto que dificilmente é levado em conta pela maioria das organizações por não notarem que dentro de suas instalações sempre há alguém pensando e criando.
O que torna ainda mais visível esta incapacidade é a visão distorcida do mercado, onde todos são culpados e os erros ganham tanto valor que as empresas preferem esperar alguém de fora errar para apontar, ao invés de buscarem o seu desenvolvimento e tornarem seus acertos perceptíveis.
Neste instante é muito provável que muitas pessoas ainda tenham buscado referências do momento em que foram escolhidas para ter os acertos valorizados, ação que pouco acontece e que é rara nos dias de hoje, como se nenhuma organização soubesse tomar partido de suas ações e criasse um ciclo virtuoso.
Por outro lado é necessário conter certas ações, especialmente aquelas que são decididas sem a devida reflexão e equilíbrio, e são estes fatores que delimitam as empresas que podem ou não oferecer mais do que produtos e serviços aos clientes.
Além disso é possível tornar os canais internos de comunicação mais extensos, deixando de limitar o acesso à informação e dando mais combustível para a criatividade, envolvendo áreas distintas em processos de desenvolvimento e gerenciamento de projetos que, invariavelmente, farão mais sentido e terão resultados melhores.
Com este posicionamento as organizações conseguem ganhar em produtividade, alinham o discurso interno e formulam produtos e serviços que encantam os consumidores, trazendo aos colaboradores a oportunidade de compartilharem ideias e observar um mesmo objeto por ângulos diferentes.