29 de outubro de 2011

Avaliação, administração e autoconhecimento organizacional dentro das estratégias de Marketing

Avaliar continuamente o desempenho de cada área torna a organização mais forte e coerente na tomada de decisões, pois traz as informações necessárias para que as escolhas sejam feitas sobre a realidade e apontem saídas práticas e inteligentes, sem esquecer que a integração de todas estas áreas é que determina o êxito ou não das ações que são apresentadas aos consumidores.
Ajustar o percurso de crescimento das empresas é uma ação que deve ser praticada continuamente, mesmo que inicialmente pareça um demérito para toda a estratégia traçada e o planejamento efetuado.
No fundo as empresas que não pensam em ajustar suas ações acabam tomando sempre as mesmas decisões, colocando seus concorrentes em vantagem e não aprofundando o autoconhecimento, reduzindo o campo de atuação com o passar dos anos e prendendo-se exclusivamente ao que já fizeram muito bem.
Por essa razão é preciso tomar cuidado na hora em que a empresa atinge o auge, pois este é o objetivo a ser alcançado por todas, as poucas compreendem que sempre podem melhorar em qualquer área.
Com isso a visão míope distorce os fatos, os números são lidos somente para apontar o que foi feito de forma razoável, dando destaque ao que não gera um retorno real e aplicado, fator que aponta a ilusão como a primeira estratégia interna.
Mesmo assim é possível encontrar empresas que usam os indicadores de desempenho para ir além da excelência de hoje, que traçam seus objetivos em planejamentos elaborados com as informações mais atuais e precisas, sem delimitar a criatividade ou a atenção aos clientes.
Ao agir assim as empresas também passam a tratar seus consumidores de forma diferente, gerando um padrão e não tratando todas as pessoas da mesma maneira, ponto comum e que cria um ciclo de troca de consumidores, e colaboradores, no decorrer dos dias em um volume muito elevado e prejudicial, pois a empresa não terá em mãos dados confiáveis e ficará à mercê da concorrência muito mais facilmente.
Então é preciso entender que cada uma das ações tem reflexo direto das informações coletadas pelas empresas, seja internamente, seja com o consumidor, através de pesquisas de mercado ou do benchmarking, tornando o aprendizado uma constante organizacional e administrando a oferta de soluções em tempo integral.