31 de outubro de 2011

A compreensão da necessidade do desenvolvimento contínuo dos colaboradores dentro das estratégias de Marketing

Desenvolver os colaboradores não é um ponto a ser tratado com desdém, ou renegado à obscuridade organizacional, como forma de prender ideias ou impedir que exista a evolução de cada pessoa, área e da própria empresa, mas é o que ocorre diariamente na maioria das organizações, que acabam deixando seus clientes à disposição dos concorrentes, por não terem tomado a frente e feito o que era necessário.
Treinar os colaboradores é uma constante dentro das melhores organizações, que enfatizam o fator desenvolvimento em todas as suas soluções, para que o consumidor seja atendido cada vez melhor e receba os melhores produtos e serviços.
O mercado conta com poucas organizações assim, pois em dado momento há uma freada no desenvolvimento, a empresa para e acha que já está pronta para atender a todos os clientes sem precisar melhorar, e acabam caindo rapidamente, pois o consumidor troca inúmeras informações com seus amigos e toma decisões com base em um conhecimento muito mais elevado atualmente.
Por esta razão fica evidente a necessidade de colocar em ação um planejamento voltado ao desenvolvimento de talentos humanos, mensurando as ações, aproveitando o aprendizado e tornando a desenvolver e melhorar dia após dia.
Só que isto só ocorre quando a empresa aprende a se avaliar ciclicamente, podendo medir o resultado das ações e verificando as melhorias a serem efetuadas, pois tudo sempre pode ser melhorado, independentemente da área em questão.
Mas mesmo assim todas as ações devem estar interligadas, formando um ciclo que na verdade é uma espiral onde o desenvolvimento sempre segue o fluxo da inovação, do conhecimento e da melhoria contínua, evitando as paradas desnecessárias e aproveitando todo o potencial existente dentro da organização.
Agindo assim a empresa consegue inovar com mais facilidade, aplicando um conhecimento comum em outras áreas e gerando resultados surpreendentes, que encantam os consumidores e ofuscam os concorrentes.