28 de outubro de 2011

Formação de unidade organizacional com base no desenvolvimento e integração das áreas em Marketing

Por mais que as áreas estejam separadas fisicamente é imprescindível criar um ambiente organizacional onde não existam paredes que bloqueiem a comunicação e evitem o desenvolvimento, partindo da premissa da integração plena e voltada à criatividade, que acaba transformada em produtos e serviços que atendem aos clientes perfeitamente.
Entender toda a mecânica existente na constante troca de informações entre as áreas é um princípio pouco utilizado e apreciado pelas organizações, que tratam esta ação como desinteressante e descartável, tornando-a inimiga da mesmice que foi instaurada internamente.
Neste tipo de comportamento é possível analisar, com uma observação mais atenta, que cada ação é apenas a imitação do que os concorrentes produzem, sem dar uma personalidade à empresa, e que é um fator que desencanta o consumidor na hora da escolha.
Por esta razão há uma dificuldade maior no quesito integração, tanto com os colaboradores e suas respectivas áreas quanto com os fornecedores e distribuidores, pois nenhuma parceria voltada ao desenvolvimento é baseada em ignorar o fato de que para se obter o êxito é necessário trabalhar dentro de um ritmo comum a todos.
Mas existe também a incapacidade organizacional em vislumbrar seu próprio futuro, pois sempre estão olhando para o que deixaram de fazer, demonstrando claramente que há um despreparo inegável e irreparável dentro da organização.
Diante deste critério fica mais fácil identificar o que leva uma empresa ao êxito, e isso fica tão aberto e acessível que são poucas as organizações que alcançam, pois não inventam teorias mirabolantes para atender aos desejos do consumidor, já que prestam atenção ao que é dito e mantém um relacionamento muito próximo com as informações e a sua distribuição interna de forma a criar os melhores produtos e serviços.
Então a principal ação das empresas acaba sendo o desenvolvimento contínuo de soluções, tanto internas quanto para seus clientes, pois não ficam apenas conjecturando e partem para as pesquisas e estudos que resultam em uma atenção diferenciada para suas áreas, parceiros e consumidores, criando oportunidades de melhorarem continuamente em todos os sentidos, sem exceção.