3 de outubro de 2011

O conhecimento do ambiente interno e a estruturação organizacional sob o foco do conhecimento em Marketing

O conhecimento está disponível para as organizações inteligentes que não enxergam somente o presente em suas ações, pois criam uma história ao longo do tempo em conjunto com seus clientes, e com isso podem reduzir as dificuldades rapidamente, pois tomam as decisões de forma sábia e estruturada com a visão do crescimento.
Crescer não é um processo acessível a todas as empresas, mesmo que inicialmente algumas pessoas achem que isto ocorre facilmente, sem levar em conta que todo o preparo organizacional é iniciado pelas mentes que a criaram e possuem uma visão mais ampla e digna das melhores empresas que são reconhecidas pelos demais.
Só que em mercados debilitados as empresas despreparadas só conseguem construir a própria destruição, tomam decisões aleatórias e sem fundamento, ignoram ideias criativas e partem rumo ao desaparecimento.
Com isso acontecendo fica fácil visualizar como as melhores empresas produzem, e que também cobram de seus colaboradores o melhor, mas sem a ignorância por trás das ações, demonstrando que todo o aprendizado obtido ao longo dos anos é real e aplicado em cada decisão.
Mesmo assim é preciso acompanhar muito mais do que estudos feitos por mero capricho momentâneo, como que tentando impressionar o mercado com decisões desquilibradas e que em nada colaboram para o crescimento organizacional.
Então as empresas acabam divididas em grupos que vão colocar no mercado produtos e serviços distintos para clientes diferentes e ainda assim tratam todas as ações da mesma forma, segmentando o público-alvo e achando que apenas esta decisão já é suficiente.
Por esse motivo muitas deixam o mercado, são esquecidas pelos clientes tão rapidamente quando chamaram a atenção, fato que foi feito sem o brilho original das organizações que se preparam e sabem que as suas histórias não foram criadas de repente, mas com um passo de cada vez em cada dia de trabalho.
Logicamente há também a capacidade organizacional de se renovar constantemente, de permitir que seus colaboradores aprendam e compartilhem o conhecimento diariamente, como forma de gerar o desenvolvimento necessário que torna o sucesso a consequência do êxito, como ele verdadeiramente é.
Diante desta oportunidade também é necessário criar um limite de atuação, nenhuma empresas do planeta pode atender a todos os consumidores, senão, desde o início dos tempos, já haveria uma única organização a fazê-lo, pois ninguém mais desejaria procurar outra empresa.
As maiores lições que as empresas podem encontrar estão em seus ambientes, mas poucas são capazes de olhar para dentro de si e notar que cada colaborador pode contribuir para o desenvolvimento de soluções e a melhoria contínua que resulta em reconhecimento, manutenção e crescimento de mercado.