24 de novembro de 2011

A cultura organizacional baseada no planejamento, conhecimento e organização de ações em Marketing

Em certas culturas o prazo é descartado, desinteressante e transforma o cliente em uma vítima das empresas, que não respeitam seus próprios colaboradores e fazem de tudo para tornar tudo urgente e importante, mas sequer sabem para onde querem ir, o que fazer e para que existem, tornando-se apenas um amontoado de áreas que produzem sem um fim definido, fazendo do processamento a razão de continuarem produzindo.
Saber criar e respeitar cronogramas é um diferencial que coloca qualquer empresa em vantagem diante dos concorrentes, pois a organização é inserida na cultura organizacional, os colaboradores sabem muito bem o que devem fazer e como fazer, outro ponto que torna uma empresa única e viável.
Com este comportamento diferenciado é possível constatar que as melhores empresas sempre estão à frente dos concorrentes por possuírem um autoconhecimento elevado, fazendo jus àquilo que divulgam no momento em que atendem seus consumidores.
Mas também existirão momentos em que todo o preparo passará por um questionamento dos clientes, quando o atendimento não for devidamente efetuado, fator que acontece raramente em organizações que não partem para a entrega de produtos e serviços pura e simples, mas focam na satisfação e realização dos desejos dos clientes.
Também fica muito claro que a dedicação da empresa para com seus colaboradores, e consequentemente seus consumidores, torna cada processo ainda mais preciso, deixando evidente que o desenvolvimento não é apenas um discurso, e que pensar é um exercício da organização como um todo, sem área preferida ou deixada de lado.
Nos modelos que funcionam também é possível verificar que a ignorância não é a regra dentro da empresa, pois as dúvidas levam à busca por respostas melhores, concisas e concretas, com propostas para soluções e a geração de novos produtos e serviços com o passar dos tempos.
Outro aspecto interessante é a capacidade organizacional em lidar com a reação da concorrência, uma vez que todas as áreas estão integradas e munidas de conhecimento suficiente para sempre alocarem seus esforços na criação de produtos e serviços que os consumidores desejam, no tempo correto e da forma correta.
Então a importância das ações é fundamentada na criação da organização, com a construção de uma cultura que vise o melhor, com planejamento, conhecimento e ações condizentes com o que o consumidor espera, colocando todas as áreas no mesmo compromisso de satisfação e relacionamento para com os clientes.