Muitas organizações deixam de aprender diariamente com suas próprias ações, guardando cada uma das informações que trouxeram melhorias ou que se tornaram soluções efetivas, criando uma oportunidade de mercado única e que os concorrentes não deixam passar.
Prestar atenção ao que é feito diariamente não é uma ação comum dentro das empresas, que se deixam levar pelas ações dos concorrentes sem se questionar se o feitio é ou não interessante.
Então o que se percebe é que o pensar antes de agir é um ato para poucas organizações, que dia após dia se desenvolvem, já criam ideias com base nas trocas constantes com os clientes e aproveitam ao máximo todo o relacionamento existente.
Além disso é possível confirmar que as empresas inteligentes sempre estruturam suas ações sobre a cultura e o conhecimento criados em seu nascedouro, aperfeiçoando-os com o passar dos dias e posicionando-se de maneira diferente das demais.
Com isso o cliente não é mais tratado como um ser ausente do dia a dia organizacional, fazendo parte de um processo muito maior e mais amplo, que envolve concorrentes e os que ainda não são consumidores dos seus produtos e serviços.
Só que somente as empresas inteligentes conseguem entender os benefícios desta constante pesquisa junto ao mercado, os estudos dedicados aos concorrentes e como os seus colaboradores podem contribuir com o desenvolvimento de ideias que resultam em produtos e serviços.
Mesmo assim é preciso ter uma estrutura de conexão entre todas as áreas, para que os colaboradores tenham um discurso único e estejam integrados sob um mesmo foco que é o que a empresa deseja alcançar, atingindo o esperado dentro do cronograma criado, pois todas as ações são mensuradas adequadamente, para gerar o desenvolvimento e fazer cumprir o que foi planejado anteriormente.
Outro ponto é a estabilidade criada internamente, que visa tornar a empresa mais hábil na criação de soluções, ao invés de lidar com problemas, e coloca as oportunidades em primeiro lugar, tanto para produzir quanto para aguardar a hora certa de lançar o produto ou serviço no mercado.
Mas este estágio só pode ser alcançado quando a organização tem pleno conhecimento sobre quem ela é, e isto envolve toda a estrutura física e intelectual, passando pela cultura dos colaboradores, que deve ser muito próxima àquela da empresa, para que o êxito seja um ponto comum e a satisfação de ambos chegue aos clientes na forma dos melhores produtos e serviços.