18 de novembro de 2011

A visão na administração do relacionamento interno para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Construir um ambiente interno que propicie o desenvolvimento organizacional é um processo diário, onde a cultura deve permear todas as áreas de forma homogênea, sem tornar esta ou aquela área mais importante, aspectos que exigem equilíbrio e conhecimento na tomada de decisões, componentes que só existem nas empresas inteligentes.
A cultura organizacional torna possível alinhar todos os processos de tal forma que a empresa trabalha integrada, com um foco único e em seu próprio favor, com todos direcionando seus esforços para um mesmo ponto.
Este comportamento traz também a possibilidade de se alcançar o êxito mais facilmente, pois a empresa passa a conhecer melhor seus consumidores através do relacionamento, seus colaboradores por meio do contato efetivo existente e também deixa que o conhecimento seja usado e ganhe novas informações diariamente.
Desta maneira a empresa também ganha em competitividade, sem isolar as áreas ou incluir limites invisíveis entre os colaboradores, pois as ideias fluem mais facilmente e geram resultados positivos mais rapidamente, tendo como principal referência o próprio consumidor que dia após dia está em contato com a organização.
Por esta razão é que poucas empresas conseguem destaque, estando na vanguarda do mercado ao contarem com a participação ativa dos colaboradores no que tange à criatividade e ao recebimento habilidoso de novas informações em um tempo relativamente curto, estudando e colocando-as em ação efetivamente.
Com isso o desempenho da organização é diferenciado, não há como não enxergar o êxito em cada etapa dos processos bem elaborados, que viram práticas a serem seguidas naturalmente por terem uma razão de existir, sem invencionices irracionais tão comuns nas empresas que saem copiando os concorrentes sem entender que todas as ações são desenhadas e desenvolvidas sobre a cultura organizacional.
Inteligência na tomada de decisões é um benefício com o qual poucas empresas contam, pois investem no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores diariamente, sem medir esforços para dar as melhores condições de produção e criação, com o foco na satisfação dos consumidores e na melhoria contínua.