10 de dezembro de 2011

Cadeia de valor, aprendizado e melhoria contínua organizacional dentro do foco estratégico de desenvolvimento em Marketing

Empresas nascem de sonhos, que quando bem estruturados prolongam a vida das organizações e entregam aos consumidores produtos e serviços com valor elevado, não pelo que são em si, mas pelo que acabam representando na vida de cada pessoa, com toda a dedicação dos colaboradores e um relacionamento de excelência com os clientes.
Criar uma empresa é fácil, simples e cabe na vida de qualquer pessoa, mas estruturá-la adequadamente, entender o funcionamento de todos os fluxos e levar ao consumidor os melhores produtos e serviços é uma história completamente diferente, que exige muitos estudos, dedicação, determinação e disciplina, com as quais algumas culturas não estão habituadas e fazem o máximo para que a razão não entre pela porta da frente da organização.
Por isso é fácil encontrar organizações que não duram muito, que não se adaptam ao presente e não investem em desenvolvimento, achando que a mera existência já é mais do que suficiente para obter o lucro, e não a fidelidade dos clientes por muitos anos.
Isto é fruto das culturas que não valorizam o aprendizado, onde tudo é feito sem organização, sem planejamento e sem um sentido racional, apenas com a função de estar ali ocupando um espaço, atrapalhando os concorrentes e não tendo como princípio a diferenciação, o atendimento diferenciado ao consumidor e tudo o que pode fazer a empresa dar certo.
Mas enquanto muitas empresas não se dão conta do que devem fazer há um grupo seleto que faz por merecer o destaque, virando referência e servindo de guia em um mercado caótico e acostumado a dar sempre mais do mesmo, trazendo também um grau de proximidade maior para com o cliente, através dos colaboradores muito bem preparados e incentivados a fazer sempre o seu melhor.
Com um comportamento diferenciado as melhores empresas também ganham em agilidade e flexibilidade, tornando todo o tempo de trabalho produtivo, para a busca de soluções, de ajustes refinados e que permitem seguir em frente tranquilamente, pois cada um sabe das suas responsabilidades e faz o melhor que pode para tornar a organização muito melhor e mais desenvolvida a cada novo dia.