24 de dezembro de 2011

Dimensionamento de ações com o uso do conhecimento estratégico de Marketing

A dimensão das ações de uma organização não se limitam às suas paredes, pois influenciam todo o mercado, não somente em contexto local, mas sim em um território mais amplo e até global, pois a facilidade de se comunicar é tão grande que um deslize é suficiente para retirar uma empresa de atividade.
Ações planejadas sempre trarão resultados melhores, conquistarão clientes mais facilmente e demonstrarão que a empresa faz por merecer o reconhecimento do mercado.
Mas o que acontece diariamente é justamente o oposto, as organizações investem em ações semi amadoras, sem qualquer conhecimento, por achismos que não levam a lugar algum e surgem da mentes daqueles que sequer conhecem o negócio que gerenciam, algo utópico e que parece improvável, mas que é tão comum que apaga do mercado inúmeras empresas dia após dia.
Então tudo o que é programado surte um efeito melhor, e a consequência destas ações é o lucro, pois a oferta de produtos e serviços de alto nível é básico, e antes disso está o desejo em atender e se relacionar com seus clientes da melhor maneira possível, estudando tendências, aproximando-se mais do consumidor e trazendo novos dados para entender e colocar no mercado o que é desejado.
Só que ainda assim muitas empresas deixam a desejar quando o assunto é estudar e entender o mercado, apenas coletando um punhado de informações sem saber para que servem e porque foram coletadas, tornando todo o trabalho irrelevante e sem nexo com a realidade organizacional.
Por razões como esta é que o consumidor sempre parece jogado às traças, sendo valioso quando traz seu dinheiro, sendo descartado novamente logo em seguida, e este modelo de organização ainda sobrevive em muitos mercados, prejudicando às demais empresas, ao mercado e ao setor em questão.
Diante disso é preciso tomar certos cuidados ao se tomar decisões, e são poucas as empresas que sabem o que fazem, tanto que se destacam mundialmente e viram referências para serem seguidas e não copiadas indiscriminadamente como as empresas desprovidas de conhecimento fazem.