29 de janeiro de 2012

Formação e integração de ideias e áreas no desenvolvimento organizacional em Marketing

Separar as empresas em pequenos pedaços chamados departamentos é uma ação comum, que não leva em conta as exigências do mercado que tornam inviável concretizar ações produtivas para atender aos consumidores por meio dos produtos e serviços, gerando um desconforto àquelas empresas onde tudo é feito na última hora, depois que o tempo do mercado passou e onde os colaboradores são responsabilizados por aquilo que não lhes cabe, repassando tarefas de outras áreas afim de culpar alguém quando algo dá errado.
Empresas reconhecidas e reverenciadas são compostas por áreas que se conectam com a intenção de entregar ao mercado os melhores produtos e serviços, trabalhando conjuntamente e fazendo com que a riqueza de detalhes nas informações possibilite o desenvolvimento prático, que vai além da mera aplicação de dados em esta ou aquela direção.
Mas este nível só é alcançado quando todos os colaboradores deixam de lado as individualidades, para transformar o conhecimento em algo produtivo e não apenas um agrupamento de dados armazenados em arquivos guardados ou escondidos para que outra pessoa não tenha ideias ou o use para criar ou melhorar os produtos e serviços.
Isto acontece quando as organizações perdem o seu foco, se é que possuem algum foco no mercado, pois ao traçar um objetivo é preciso saber exatamente onde está a empresa, onde ela já esteve, qual foi o caminho percorrido até agora e como prosseguir por um período mais extenso e significativo, ainda mais quando os ciclos de vida estão cada vez menores e as empresas devem manter seus pés no presente por mais tempo.
Por isso mesmo é interessante que a história das empresas não esteja vinculada única e exclusivamente com uma existência de produção exaustiva, pois é preciso criar um relacionamento interno para que os dias sejam preenchidos por oportunidades, e não preocupações voltadas a se livrar das pessoas como se fossem peças que podem ser repostas rapidamente.