1 de janeiro de 2012

Administração do desenvolvimento organizacional com a aplicação e distribuição das informações no ambiente interno em Marketing

Apontar as melhores soluções transforma uma empresa em todos os sentidos, traz novas oportunidades de colocar no mercado produtos e serviços condizentes com os desejos dos consumidores e fortalece as ações internas que desenvolvem e criam ideias ao longo dos anos, diferenciando-as dos concorrentes e colocando em ação a distribuição do conhecimento entre todas áreas.
Entender como a circulação das informações no ambiente interno favorecem o desenvolvimento organizacional é essencial para qualquer empresa, deixando seus colaboradores mais livres para pensar, criar e melhorar as soluções que chegam até seus consumidores.
Mas o interesse da empresa em tornar este princípio em um hábito parece distante da realidade de muitas organizações, que preferem repetir as ações em ciclos praticamente infinito, mudando apenas quando o desaparecimento da empresa é eminente.
Mesmo assim existem organizações que optam por criar laços internos entre as áreas, com uma comunicação efetiva, direta e simplificada de tal forma que o foco de todas as áreas passa a ser comum, trazendo agilidade nas ações, facilidade de transformar o conhecimento em produtos e serviços, além de atender aos desejos dos clientes rapidamente de forma plena.
Também é possível desenvolver mecanismos para acelerar a troca de informações entre as áreas, o principal, e o mais importante, é a quebra das paredes invisíveis, retirando do quotidiano organizacional a máxima de que cada área só é responsável pelas suas ações, quando na verdade uma ação interna influencia todo o fluxo e permite ou impede que a empresa cresça.
Isto acontece porque o despreparo organizacional é elevado, fazendo com que ideias fiquem apenas na mente, ou no máximo no papel, criando assim a certeza de que tudo o que é pensado não irá ser usado, pois não faz sentido oferecer uma ideia àqueles que não querem ouvi-la.
Esta prática é muito comum, todos já conhecem e sabem que as organizações deixam de aproveitar as melhores oportunidades, pois o foco principal não é atender aos desejos dos consumidores, mas retirar o máximo de dinheiro de seus bolsos no menor tempo, gerando a insatisfação dos clientes e virando referência negativa no mercado.
Com este comportamento é natural que poucas empresas se destaquem no mercado, pois estar na vanguarda é saber aproveitar o conhecimento obtido no passado, usá-lo no presente e criar o futuro, em conjunto com seus colaboradores e consumidores, demonstrando uma visão real do mercado, além de oferecer oportunidades para a própria empresa aprender consigo mesma.
Outro fator definitivo é a administração do aprendizado contínuo organizacional, que é voltado ao desenvolvimento, à geração de ideias criativas, que colocam a empresa na vanguarda do mercado por conhecer muito bem seus colaboradores e clientes, realizando pesquisas e trabalhando em conjunto com o maior número de variáveis relevantes existentes.
As empresas podem melhorar ao longo do tempo quando encontram a verdadeira razão de existir, para que suas ações não sejam apenas pontuais e sequer fiquem marcadas na mente de seus clientes, mas para que façam a diferença e sejam usadas como referência para a concorrência, sem exceção.